OFERTA FORMATIVA

Ref. 24-25/26T1 Prevista

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-127245/ 24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 02-10-2025

Fim: 04-12-2025

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Hugo Renato Peres Caldeira

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

Os agrupamentos de escolas têm vindo a desenvolver diversos planos e projetos no âmbito da operacionalização dos Decreto-Lei n.º 54/2018 e 55/2018, da Portaria nº 306/2021, que permitem às escolas a possibilidade de fazer uma gestão flexível do currículo. Do mesmo modo, as escolas têm promovido a realização de diferentes documentos estruturantes e orientadores da sua atividade, tais como o projeto educativo, os projetos curriculares, os planos de inovação, os planos de melhoria, planos de ação de desenvolvimento digital, entre outros. Neste contexto, a promoção da avaliação interna (autoavaliação), a monitorização e avaliação de planos de escolas constitui um aspeto central da atividade das escolas, numa procura de melhoria da prestação do serviço educativo e do apoio à tomada de decisão. Uma das principais metodologias de desenvolvimento consiste na implementação do Modelo CAF (Commom Assessment Framwork- Estrutura Comum de Avaliação), que complementa e reforça as metodologias de autoavaliação das escolas, favorecendo o reconhecimento público do esforço de melhoria contínua das escolas. Para o ensino profissional, é incontornável a referência ao quadro EQAVET, estruturante na monitorização e adequação do ensino profissional às necessidades locais. Esta ação de formação surge neste quadro de referência, destinada primeiramente às lideranças de topo e intermédias das escolas, mas também aos professores em geral, de modo a promover uma cultura colaborativa de autoavaliação e de contribuir para a melhoria e eficácia do trabalho produzido pelas suas escolas.

Objetivos

1. Promover a reflexão sobre os processos de autoavaliação da escola. 2. Promover competências que permitam orientar os processos de monitorização e de avaliação, no quadro de uma avaliação para a qualidade. 3. Promover o entendimento do ciclo da melhoria contínua (PDCA) e dos Princípios de Excelência para a educação; 4. Divulgar aos formandos os modelos de qualidade mais referidos: Avaliação Externa de Escolas (AEE), Modelo CAF Educação e EQAVET. 5. Capacitar os formandos para a definição de metas e indicadores de avaliação estratégicos; 6. Conceber e operacionalizar instrumentos de monitorização e avaliação planos estratégicos de escola como o projeto educativo (PE), plano de ação para o desenvolvimento digital da escola (PADDE), plano anual de atividades (PAA), plano de ações de melhoria (PAM). 7. Consolidar processos de trabalho colaborativo nas escolas.

Conteúdos

Apresentação de modelos comummente usados - Autorregulação das escolas: a evolução da gestão da qualidade em Portugal - O modelo da AEE - O modelo CAF Educação - O quadro de referência EQAVET Objetivos, metas e indicadores - A importância do ciclo PDCA nos processos de qualidade - Objetivos, metas e indicadores: definições, exemplos e questões práticas - Estruturar a recolha de evidências para a monitorização - Reflexão sobre as áreas de monitorização fundamental nas escolas: sucesso escolar, inclusão, 17 ODS, políticas de comunicação, uso da tecnologia, recuperação das aprendizagens, níveis de satisfação - Construção de instrumentos de registo para a monitorização e avaliação de planos de escola - Elaboração de um documento orientador para a implementação de uma metodologia integrada de monitorização e avaliação de planos de escola

Metodologias

A formação assenta numa metodologia de cariz construtivista, com o objetivo de estimular a interação entre formadores e participantes e concentrar os formandos em práticas reflexivas, que favoreçam a promoção de trabalho colaborativo no domínio da monitorização e avaliação de planos de escola. As tarefas a realizar na formação decorrem nas sessões on-line, síncronas e assíncronas, durante as quais os formandos têm que analisar documentos, planear e conceber instrumentos de monitorização e avaliação de planos de escola. No final, será elaborado um produto final, a revisão de um dos documentos/ planos estratégicos de escola (ou a proposta de um novo) traduzindo a operacionalização dos instrumentos e materiais efetuados, que serão objeto de apresentação na última sessão.

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos online de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.


Observações

Critérios de Seleção: - Indicação pelo Diretor - Proximidade de mudança de escalão

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 10-10-2025 (Sexta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 16-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 30-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
6 20-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
7 27-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
8 04-12-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona


308

Ref. 10-25/26T1 Prevista

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123783/ 24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 14-10-2025

Fim: 18-11-2025

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Teresa Catarina Maçarico Moita

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

A formação contínua dos professores no contexto atual é crucial para que os profissionais se adaptem às inovações tecnológicas e pedagógicas, particularmente no uso de ferramentas como o ChatGPT. Estas tecnologias emergentes representam um potencial revolucionário na educação, oferecendo novos caminhos para a personalização do ensino e a automatização de tarefas rotineiras. O desenvolvimento desta ação de formação está alinhado com a necessidade de os docentes se manterem atualizados perante as rápidas mudanças tecnológicas e pedagógicas que caracterizam o século XXI. A integração destas ferramentas no contexto educativo não só enriquece as práticas pedagógicas, mas também prepara os alunos para um futuro cada vez mais digitalizado e interconectado. Esta formação é uma resposta proativa às transformações do ensino e aprendizagem, promovendo a eficácia educativa e o desenvolvimento profissional contínuo dos professores. Através desta ação, os docentes poderão aprofundar conhecimentos, desenvolver competências e aplicar de forma efetiva as tecnologias de inteligência artificial na prática pedagógica, contribuindo para uma educação mais inovadora e adaptada aos desafios do presente e do futuro.

Objetivos

1. Adquirir uma compreensão profunda dos desafios e oportunidades apresentados pela inteligência artificial generativa (IAG), relacionando-os com o desenvolvimento de competências fundamentais para o século XXI. 2. Criar ambientes pedagógicos inovadores que facilitem o desenvolvimento de competências essenciais, considerando o impacto significativo da IAG na educação. 3. Modificar estratégias pedagógicas em resposta às mudanças introduzidas pela IAG, preparando os alunos para novas realidades educacionais. 4. Incentivar a utilização de estratégias pedagógicas que aumentem o envolvimento dos alunos com temas relacionados com a IAG, visando a melhoria da qualidade de suas aprendizagens. 5. Enriquecer o conhecimento dos formandos sobre as ferramentas e tecnologias disponíveis no campo da IAG e aprender a utilizá-las de forma integrada e contextualizada na sua prática pedagógica.

Conteúdos

Módulo 1: Fundamentos da Inteligência Artificial e da IAG: Exploração dos conceitos básicos de IA e IAG, focando na sua história, evolução e utilização prática bem como impacte potencial na educação. Exploração de exemplos práticos de como a IAG pode ser utilizada para criar materiais didáticos personalizados e inovadores, adequados às realidades educativas portuguesas. Discussão sobre o papel da IAG no desenvolvimento de competências digitais e no suporte a metodologias ativas de aprendizagem. Atividades práticas e debate online. Módulo 2: Integração da IA e IAG na Educação – suporte e inovação pedagógica: Discussão sobre como a IA e a IAG podem ser integradas no processo educativo. Abordagem prática com exemplos de implementação da IAG em ambientes educativos, incluindo atividades de experimentação. Exploração de ferramentas de IA para o desenvolvimento de planos de aula e de atividades específicas, procurando personalizar os processos de aprendizagem. Criação de materiais didáticos interativos. Aplicação da IAG na avaliação e feedback – geração de rubricas. Atividade prática que permitirá aos formandos explorar e aplicar a IAG no contexto das suas disciplinas específicas. Módulo 3: Aplicações Práticas e Ética da IAG: Exploração de aplicações criativas da IAG em projetos de sala de aula. Inclusão de exemplos práticos de utilização da IA. Discussão sobre a integração da IAG em projetos interdisciplinares, fomentando o pensamento crítico e a resolução de problemas. Abordagem sobre a ética da IAG na sala de aula. Discussão sobre questões como viés algorítmico, privacidade dos dados dos alunos e a importância de ensinar os alunos a serem consumidores críticos e informados de tecnologia. Inclusão e acessibilidade na utilização da IAG. Criação e apresentação de cenários de aprendizagem que integrem a IAG. Módulo 4: Avaliação e Aplicação Futura da IAG: Análise crítica da eficácia da IAG na educação. Discussão sobre casos de sucesso e desafios enfrentados, avaliando o impacto da IAG no processo de ensino e aprendizagem. Reflexão sobre a aplicação futura da IAG. Exploração de cenários futuros e novas possibilidades emergentes no campo da IAG, como o uso de realidades aumentada e virtual para experiências educativas imersivas. Atividades práticas onde os formandos desenvolverão e aplicarão planos de aula ou projetos educativos que incorporem a IAG. Incentivar-se-á a reflexão sobre como estas ferramentas podem ser utilizadas para enfrentar desafios específicos nas salas de aula. Avaliação: Reflexão final sobre os trabalhos realizados ao longo da formação. Avaliação do desempenho do formador e da eficácia geral da ação de formação.

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos online de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.


Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Online síncrona
2 16-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
3 21-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 23-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
5 04-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
7 18-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Online síncrona


290

Ref. 9-25/26T1 Prevista

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-132888/ 24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 14-10-2025

Fim: 18-11-2025

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Rui Miguel Morais Nunes Andrade

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

O uso e acesso da tecnologia aumentou exponencialmente na última década. As preferências online, de crianças e jovens, estão relacionadas com a socialização e o entretenimento. Para compreensão dos comportamentos online das crianças e jovens é importante uma supervisão adequada nos diferentes contextos onde estão inseridas. Com esta ação, pretende-se que os formandos desenvolvam propostas de planos de intervenção, cujo objetivo é a prevenção das dependências online de crianças e jovens refletindo sobre a integração curricular e transversalidade destas temáticas.

Objetivos

- Identificar os sinais de alarme para a dependência online. - Analisar a importância da avaliação tripartida da deteção de uma dependência online. - Refletir sobre o impacto da promoção do uso saudável da tecnologia. - Conhecer os diversos programas nacionais e europeus promotores de Cidadania Digital nas Escolas. - Capacitar para a utilização de diferentes abordagens de prevenção das dependências online em contexto escolar.

Conteúdos

Módulo 1 | Conceptualização dos comportamentos e dependências online: o jogo, as redes socias e a multimédia. Reflexão e análise de documentação de referência. Módulo 2 | Deteção precoce do uso excessivo das TIC. Reflexão e análise de documentação de referência. Módulo 3 | Fatores associados às dependências online. Desenvolver à posterior em contexto educativo, práticas relativas à prevenção das dependências online. Módulo 4 | Promoção de um uso saudável das TIC. Análise de programas nacionais e europeus promotores de Cidadania Digital. Desenvolvimento de planos adequados à realidade da comunidade educativa de cada formando. Módulo 5 | Avaliação e Reflexão. Apresentação, partilha e reflexão sobre as propostas de planos de intervenção desenvolvidos.

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos online de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.


Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 16-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online assíncrona
3 21-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 23-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online assíncrona
5 28-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 30-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online assíncrona
7 04-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
8 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online assíncrona
9 18-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona


293

Ref. 19-25/26T5 Prevista

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135699/25

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 14-10-2025

Fim: 02-12-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária Sá da Bandeira

Formador

Gonçalo Cortez Simões Tavares Pereira

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

Uma das componentes dos LED, inclui recursos essenciais para utilização na área das Artes e Multimédia, visando o desenvolvimento da criatividade e de competências digitais e tecnológicas dos alunos nesta área. Esta formação permite que os docentes se familiarizem com equipamentos como: Câmaras fotográficas e de vídeo, kits de iluminação, mesas de mistura e controladores de streaming, mesas digitalizadoras e equipamento de teleponto, entre outros, utilizando-os para criar cenários de aprendizagem interdisciplinares que alinham as áreas disciplinares do currículo do ensino básico com as competências do século XXI, como a resolução de problemas, o pensamento crítico, colaboração e criatividade. Além das áreas de Artes e Multimédia, a formação incentiva a aplicação dos dispositivos tecnológicos em disciplinas como Português, História, Geografia, Educação Visual, Música, entre outras, criando uma abordagem integradora e inclusiva. A prática pedagógica centrada nestas tecnologias permite um ensino mais ativo e contextualizado, alinhado com os objetivos do Plano de Ação para a Transição Digital e com os laboratórios LED.

Objetivos

1. Desenvolver estratégias de gestão curricular que fomentem a intencionalidade pedagógica e a adequação ao perfil dos alunos, 2. Promover uma aprendizagem significativa e contextualizada, através de projetos práticos e interdisciplinares que envolvam diversas áreas disciplinares, como Matemática, Ciências Naturais, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Português, Educação Visual, História, Música, línguas estrangeiras, entre outras. 3. Capacitar os professores para desenhar, implementar e avaliar cenários de aprendizagem alinhados com o Plano de Transformação Digital e as aprendizagens essenciais, respondendo às necessidades específicas dos alunos do ensino básico e secundário. 4. Compreender a importância de potenciar a utilização dos espaços de aprendizagem flexíveis quando se pensa, implementa e avalia a ação educativa.

Conteúdos

Módulo 1: Introdução ao uso de Equipamentos em contextos associados às Artes e Multimédia, numa perspetiva de integração curricular; Módulo 2: Estética, Design e produção de Conteúdos Multimédia e sua difusão (representação fotográfica, fonográfica, cinematográfica, videográfica e cibernética); Módulo 3: Edição e Pós-Produção de Áudio e Vídeo; Módulo 4: Planeamento de Cenários Interdisciplinares de Aprendizagem com ligação a diversas áreas disciplinares; Módulo 5: Avaliação, Partilha e Reflexão Final.

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos online de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.


Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição - Indicação pelo Diretor

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Presencial
2 21-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 28-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 04-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
6 18-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 20-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
8 02-12-2025 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Presencial


314

Ref. 16-25/26T1 Prevista

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135545/25

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 20.0 horas

Início: 16-10-2025

Fim: 04-12-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Básica Mem Ramires

Formador

Susana Gabriela da Silva Maria

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e da Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

O bem-estar/saúde psicológica é um dos objetivos principais do ser humano, caracterizado pela necessidade de se sentir psicologicamente bem (Thomson et al., 2018). Sendo definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um estado de bem-estar mental que permite que as pessoas lidem com o stress da vida, tenham consciência das suas habilidades, aprendam e trabalhem bem e contribuam para sua comunidade (OMS, 2022). A profissão docente é desafiante e de alto stress, sendo o burnout um fenómeno frequente (Aloe et al., 2014). Estes problemas são provocados, por exemplo, pela carga horária excessiva, pela precariedade e instabilidade profissional e pela falta de motivação e interesse dos alunos (Gu et al., 2020), entre outros motivos. O bem-estar profissional do professor é a “avaliação positiva de vários aspetos do seu trabalho, incluindo os aspetos afetivos, motivacionais, comportamentais, cognitivos e as dimensões psicossomáticas” (Van Horn et al., 2004, p. 366). O ensino é desafiante e estudos comprovam que os professores têm frequentemente uma pior saúde psicológica do que profissionais de outras áreas (McLean et al., 2017). Assim, a promoção do bem-estar e da saúde mental dos professores, são essenciais, tornando-se premente o desenvolvimento de ações que contribuam para a prevenção, intervenção e tratamento no âmbito da saúde psicológica.

Objetivos

- Identificar as características de um ambiente de trabalho saudável nas escolas; - Desenvolver conhecimentos sobre os riscos psicossociais dos docentes; - Reconhecer sinais de alerta sobre a ausência de saúde mental dos professores; - Aplicar estratégias que promovam o bem-estar e a saúde mental dos professores.

Conteúdos

- Conceitos fundamentais: bem-estar psicológico e saúde mental dos docentes - Consequências da ausência de bem-estar dos docentes - Os Riscos psicossociais e sua avaliação na profissão docente - Transtornos mentais mais frequentes associados ao trabalho da docência: depressão, ansiedade, stress e Burnout - Fatores que contribuem para o mau estar e para os problemas de saúde mental dos docentes - O bem estar docente e a sua relação com o perfil do desempenho do professor - Elementos chave que contribuem para o bem-estar do trabalho docente - Condições Facilitadoras do bem-estar docente: A Organização; As Relações Interpessoais e O Desenvolvimento Pessoal e de Carreira - Promoção da saúde mental e de um ambiente de trabalho saudável na organização escola - Promoção da saúde mental e de um ambiente de trabalho saudável na atividade letiva e na sala de aula - Início da atividade prática: elaboração de um guia na escola para a definição de boas práticas e para a promoção da saúde mental dos docentes na organização escola - Conclusão da atividade prática da sessão anterior - Atividade prática: organização e gestão das atividades em sala de aula que promovem o relacionamento interpessoal, a melhoria do ambiente de trabalho e o bem-estar de docentes - Sistematização de estratégias de gestão e de promoção do bem-estar docente no contexto da organização escola e das atividades em sala de aula - Definição de um plano de intervenção sustentado em processos de resolução de problemas e de promoção da assertividade em diversos contextos escolares

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos online de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.


Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 23-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 30-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 11-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 20-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 27-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 04-12-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona


321

Ref. 11-25/26T1 Prevista

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-124609/ 24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 03-11-2025

Fim: 02-12-2025

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Manuel João da Conceição e Pires

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente nas nossas vidas, tornando-se uma componente fundamental da sociedade atual. À medida que a IA evolui, surgem questões éticas e morais sobre como essa tecnologia deve ser usada e quais são seus possíveis impactos na sociedade. Ao adotar a IA na educação, é fundamental considerar essas questões éticas e garantir que os sistemas de IA sejam projetados e implementados com responsabilidade, transparência e equidade, com o objetivo de melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Com esta ação, pretende-se que os formandos desenvolvam propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas ferramentas.

Objetivos

Conhecer alguns dos conceitos sobre IA; Identificar diferentes tipos de IA; Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras); Debater e refletir sobre os aspetos da IA e a Ética em contexto educativo; Identificar os grandes inconvenientes da IA; Desenvolver propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas temáticas.

Conteúdos

Módulo 1 | Introdução à IA 1.1 Definição e história da IA 1.2 Conceitos sobre IA 1.3 Exploração dos diferentes tipos de IA Módulo 2 | Aplicações Generativas suportadas por IA 2.1 O que são aplicações generativas suportadas por IA? 2.2 Exemplos de aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras). 2.3 Exploração de ferramentas IA generativas em contexto educativo. Módulo 3 | IA e a Ética 3.1 Introdução à Ética da IA: Exploração dos princípios éticos e morais envolvidos no desenvolvimento, implementação e uso da IA. 3.2 Quais os grandes inconvenientes da IA? 3.3 Recomendações para o seu uso em contexto educativo. Módulo 4 | Projeto Educativo envolvendo IA generativa 4.1 Definição de objetivos do projeto educativo de IA generativa e escolha do domínio criativo. 4.2 Experimentação e iteração com a(s) ferramenta(s). 4.3 Reflexão ética e social. Módulo 5 |Avaliação e Reflexão 5.1. Apresentação, partilha e reflexão sobre as propostas de planos de intervenção desenvolvidos pelos formandos.

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos online de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.


Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
3 10-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 13-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
5 17-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 20-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
7 24-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
8 27-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
9 02-12-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona


288

Ref. 13-25/26T1 Inscrições abertas até 26-09-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-124614/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 06-10-2025

Fim: 09-12-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária Marquesa de Alorna

Formador

Clara Maria Jesus Marques Ventura Ferreira

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

Esta formação decorre da necessidade de introdução de novas metodologias em contexto de sala de aula, veiculado pelos documentos “O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”. Os conteúdos desta oficina centrar-se-ão no cruzamento entre a metodologia da aula invertida e o recurso a diferentes aplicações web, contribuindo para uma otimização do tempo, por parte dos professores, para uma melhoria dos resultados escolares, por parte dos alunos que, neste processo, se tornam os protagonistas das suas próprias aprendizagens.

Objetivos

No final da ação, os formandos devem ser capazes de: Definir o conceito de Flipped Classroom; Diferenciar a metodologia tradicional do modelo de Flipped Classroom; Conhecer e aplicar as diferentes ferramentas necessárias para implementar o Flipped Classroom na sala de aula; Identificar as vantagens e as desvantagens da aplicação da metodologia de sala de aula invertida; Reconhecer o papel do professor e dos alunos na sala de aula invertida; Escolher as ferramentas digitais de sala de aula invertida Discutir sobre as experiências de sucesso nacionais e internacionais sobre a aplicação da metodologia Flipped Classroom Planificar uma sequência de aprendizagem, integrando diferentes competências e aprendizagens essenciais. Desenvolver trabalho colaborativo, contribuindo para a inovação pedagógica. Promover competências relacionadas com a ética e a Cidadania Digital.

Conteúdos

Módulo 1 - Exploração do conceito de Sala de Aula Invertida e do acrónimo BYOD Módulo 2 - Ferramentas da Web com potencial para a metodologia da Sala de Aula Invertida Módulo 3 - Planificação de aula(s) com recurso à metodologia da Sala de Aula Invertida; Partilha e reflexão

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.


Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-10-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Online síncrona
2 13-10-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 20-10-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 27-10-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 03-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 10-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 24-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
8 09-12-2025 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Online síncrona

INSCREVER-ME

282

Ref. 12-25/26T1 Inscrições abertas até 26-09-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-124620/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 06-10-2025

Fim: 15-12-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária Sá da Bandeira

Formador

Susana Paula da Conceição Silva Coelho Rodrigues

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital e a inovação na educação. Para tirar partido das tecnologias digitais é essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de competências digitais, enfatizando que o verdadeiro potencial das tecnologias digitais reside na mudança de foco do processo de ensino: de processos dirigidos pelo educador para processos centrados no aprendente (DigComEdu, 2018, p.20). Com o intuito de contribuir para a criação de condições favoráveis a práticas educativas, a Direção-Geral da Educação disponibiliza um conjunto de ações de formação que permitem apoiar os professores e as escolas na criação de cenários de aprendizagem para a transição digital. A conceção destes cenários pretende ajudar a criar uma resposta aos novos desafios que se colocam à educação, à escola e aos professores do século XXI, de modo que todos os alunos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (cf. Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei 55/2018 de 6 de julho).

Objetivos

- Promover o desenvolvimento, aprofundamento de competências digitais dos docentes, tendo em vista tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu. - Compreender a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa, no contexto atual de ensino e de aprendizagem; - Ser capaz de construir e desenvolver, reflexivamente, cenários de ensino e de aprendizagem inovadores, nomeadamente; - Refletir sobre os principais desafios e tecnologias emergentes com impacto sobre o ensino e a aprendizagem, sobre a prática dos professores, e sobre os alunos; - Refletir sobre o nível de proficiência digital relativamente à utilização pedagógica das TIC; - Criar ou adaptar cenários de aprendizagem e utilizá-los com os alunos; - Criar e desenvolver: Atividades de Aprendizagem centradas no aluno; - Experimentar uma história de aprendizagem ajustada ao contexto educativo; - Conhecer processos de avaliação e validação das intervenções a desenvolver nas escolas e/ou nas salas de aula; - Promover, nas salas de aula e nas escolas portuguesas, a reflexão crítica sobre a implementação destas práticas pedagógicas inovadoras.

Conteúdos

Módulo 0 - Apresentação e introdução à temática Módulo 1 - Identificação de parceiros e tendências Módulo 2 - Aferição do nível de proficiência digital Módulo 3 - Conceção de cenários de aprendizagem Módulo 4 - Conceção de atividades de aprendizagem Módulo 5 - Avaliação da inovação e das atividades de aprendizagem Módulo 6 - Apresentação dos trabalhos e reflexão final

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.


Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-10-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Online síncrona
2 13-10-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 20-10-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 03-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 17-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 02-12-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 09-12-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
8 15-12-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Online síncrona

INSCREVER-ME

285

Ref. 6-25/26T1 Inscrições abertas até 26-09-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-125446/ 24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 40.0 horas (20.0 horas presenciais + 20.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 06-10-2025

Fim: 04-12-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Básica Mem Ramires

Formador

Sandra Lúcia dos Santos Gonçalves

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. 

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

Num mundo onde a informação tem vindo a crescer de forma exponencial, a capacidade de usar eficazmente códigos para exprimir e representar o conhecimento nas mais diversas áreas assume um papel crucial. Comunicar efetivamente numa determinada língua pressupõe muito mais do que dominar a sua gramática, envolvendo igualmente competências ao nível da compreensão e expressão oral, compreensão da leitura e expressão escrita. Assim, e tendo em conta que atualmente a maior dificuldade dos alunos incide na produção escrita e oral de enunciados, a finalidade desta oficina de formação é promover junto dos docentes dos grupos disciplinares de línguas a implementação regular de atividades que visam capacitar os alunos a comunicarem de forma eficaz em situações da vida real. Para o efeito, considera-se que a utilização de tarefas práticas, recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem, proporciona aos alunos contextos autênticos, nos quais podem aplicar as suas competências linguísticas de maneira significativa, promovendo o seu envolvimento e motivação. Esta abordagem centrada no aluno, que prioriza a eficácia da comunicação, a aplicação prática das competências linguísticas e a personalização da aprendizagem de acordo com as necessidades individuais dos alunos, encontra-se em consonância com o Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória e com as Aprendizagens Essenciais das disciplinas envolvidas.

Objetivos

1. Refletir sobre o papel do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e das Aprendizagens Essenciais, enquanto documentos orientadores do processo educativo; 2. Promover a utilização de estratégias para o desenvolvimento da compreensão e produção oral e escrita de forma integrada; 3. Contribuir para a implementação de abordagens comunicativas no âmbito das metodologias de ensino das línguas; 4. Promover a utilização de tarefas práticas para o desenvolvimento da aprendizagem da língua, nomeadamente ao nível da produção oral e escrita, valorizando metodologias ativas; 5. Fomentar as dinâmicas de avaliação das aprendizagens, centrando-as na diversidade de instrumentos que permitem um maior conhecimento da eficácia do trabalho realizado.

Conteúdos

- Medidas de política educativa ao nível do currículo nacional - Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais; - Importância da abordagem comunicativa no âmbito das metodologias de ensino das línguas. - Utilização de tarefas práticas para o desenvolvimento da aprendizagem da língua, com especial enfoque na produção oral e escrita; - Análise das Aprendizagens Essenciais das disciplinas cujos grupos de recrutamento estão representados na oficina de formação; - Atividade prática, em pequeno grupo, com vista à aplicação de técnicas de abordagem comunicativa, com recurso a metodologias ativas. - Conceção e planificação de atividades para desenvolvimento de competências de produção oral e escrita, no âmbito da abordagem comunicativa, baseadas em tarefas práticas. - Elaboração dos materiais inerentes às atividades planificadas na sessão anterior. - Natureza e fundamentos da avaliação pedagógica; - Avaliação formativa e avaliação sumativa; - Elaboração de instrumentos de recolha de informação para avaliar o desempenho dos alunos nas atividades planificadas e implementadas.

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.


Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-10-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 13-10-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 20-10-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
4 03-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
5 17-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 24-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 04-12-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona

INSCREVER-ME

299

Ref. 15-25/26T1 Inscrições abertas até 26-09-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-125447/ 24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 40.0 horas (20.0 horas presenciais + 20.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 07-10-2025

Fim: 09-12-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Básica Mem Ramires

Formador

Maria Alexandra das Neves Forte

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

As medidas de política educativa consignadas no DL n.º 55/2018, assumiram centralidade nas escolas, na vida profissional dos professores e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória assumiu o seu papel na vida escolar dos alunos. Estas políticas educativas a par com o DL 54/2018, que retrata a inclusão de todos na escola, são o ponto de partida para a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, assim como a avaliação pedagógica das e para as aprendizagens tem um papel fundamental na regulação do ensino e da aprendizagem. A ação que se pretende desenvolver, procura contribuir para que a formação dos atores educativos se desenvolva nestes pressupostos, valorizando a flexibilidade, a autonomia, a inclusão e a avaliação pedagógica.

Objetivos

- Refletir acerca do DL 55/2018 e DL 54/2018, no que diz respeito à avaliação pedagógica, autonomia e flexibilidade curricular e inclusão; - Refletir sobre o papel do Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória enquanto documento orientador do processo Educativo; - Refletir sobre o papel das Aprendizagens Essenciais como referencial de base às decisões tomadas pela escola relativas à adequação e contextualização nas várias dimensões do desenvolvimento curricular; - Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo, integrando um trabalho que favoreça a gestão flexível do currículo; - Valorizar as dinâmicas de avaliação das aprendizagens, centrando-as na diversidade de instrumentos que permitem não só um maior conhecimento da eficácia do trabalho realizado pelo professor, como também consigam dar um feedback de qualidade ao aluno.

Conteúdos

- Medidas de política educativa, ao nível do currículo nacional: DL n.º 55/2018, DL n.º54/2018, o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória, a avaliação pedagógica como processo regulador do ensino e da aprendizagem. Relações entre o Currículo, a Pedagogia e a Avaliação - Conceitos estruturantes da avaliação pedagógica tais como avaliação formativa, avaliação sumativa, feedback, critério, indicador ou descritor, autoavaliação, avaliação entre pares, avaliação holística, avaliação analítica, processos de recolha de informação e processos de classificação. - Métodos e técnicas de e para a avaliação das aprendizagens no contexto do trabalho colaborativo. - Conceção de materiais, processos e estratégias que integrem os conceitos e ideias da avaliação pedagógica e que suscitem a sua utilização nas práticas pedagógicas. - Elaboração de materiais diversificados para a avaliação sumativa com a possibilidade de integração de ferramentas digitais. Planificação de uma prática pedagógica na qual se apliquem os materiais elaborados nas Sessões anteriores em sala de aula. - Apresentação dos materiais e dos processos planificados de avaliação. - Apresentação e partilha dos produtos da formação e apresentação dos resultados da execução da planificação das práticas pedagógicas em sala de aula. - Avaliação final da formação.

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.


Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 14-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 21-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 04-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
5 18-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 25-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 09-12-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona

INSCREVER-ME

278

Ref. 12-25/26T2 Inscrições abertas até 26-09-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-124620/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 07-10-2025

Fim: 16-12-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Básica Mem Ramires

Formador

Maria Antónia da Silva Raposo Teixeira

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital e a inovação na educação. Para tirar partido das tecnologias digitais é essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de competências digitais, enfatizando que o verdadeiro potencial das tecnologias digitais reside na mudança de foco do processo de ensino: de processos dirigidos pelo educador para processos centrados no aprendente (DigComEdu, 2018, p.20). Com o intuito de contribuir para a criação de condições favoráveis a práticas educativas, a Direção-Geral da Educação disponibiliza um conjunto de ações de formação que permitem apoiar os professores e as escolas na criação de cenários de aprendizagem para a transição digital. A conceção destes cenários pretende ajudar a criar uma resposta aos novos desafios que se colocam à educação, à escola e aos professores do século XXI, de modo que todos os alunos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (cf. Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei 55/2018 de 6 de julho).

Objetivos

- Promover o desenvolvimento, aprofundamento de competências digitais dos docentes, tendo em vista tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu. - Compreender a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa, no contexto atual de ensino e de aprendizagem; - Ser capaz de construir e desenvolver, reflexivamente, cenários de ensino e de aprendizagem inovadores, nomeadamente; - Refletir sobre os principais desafios e tecnologias emergentes com impacto sobre o ensino e a aprendizagem, sobre a prática dos professores, e sobre os alunos; - Refletir sobre o nível de proficiência digital relativamente à utilização pedagógica das TIC; - Criar ou adaptar cenários de aprendizagem e utilizá-los com os alunos; - Criar e desenvolver: Atividades de Aprendizagem centradas no aluno; - Experimentar uma história de aprendizagem ajustada ao contexto educativo; - Conhecer processos de avaliação e validação das intervenções a desenvolver nas escolas e/ou nas salas de aula; - Promover, nas salas de aula e nas escolas portuguesas, a reflexão crítica sobre a implementação destas práticas pedagógicas inovadoras.

Conteúdos

Módulo 0 - Apresentação e introdução à temática Módulo 1 - Identificação de parceiros e tendências Módulo 2 - Aferição do nível de proficiência digital Módulo 3 - Conceção de cenários de aprendizagem Módulo 4 - Conceção de atividades de aprendizagem Módulo 5 - Avaliação da inovação e das atividades de aprendizagem Módulo 6 - Apresentação dos trabalhos e reflexão final

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.


Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Online síncrona
2 14-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 21-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 04-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 18-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 02-12-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 09-12-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
8 16-12-2025 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Online síncrona

INSCREVER-ME

286

Ref. 6-25/26T2 Inscrições abertas até 26-09-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-125446/ 24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 40.0 horas (20.0 horas presenciais + 20.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 07-10-2025

Fim: 09-12-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária Sá da Bandeira

Formador

Sandra Lúcia dos Santos Gonçalves

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. 

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

Num mundo onde a informação tem vindo a crescer de forma exponencial, a capacidade de usar eficazmente códigos para exprimir e representar o conhecimento nas mais diversas áreas assume um papel crucial. Comunicar efetivamente numa determinada língua pressupõe muito mais do que dominar a sua gramática, envolvendo igualmente competências ao nível da compreensão e expressão oral, compreensão da leitura e expressão escrita. Assim, e tendo em conta que atualmente a maior dificuldade dos alunos incide na produção escrita e oral de enunciados, a finalidade desta oficina de formação é promover junto dos docentes dos grupos disciplinares de línguas a implementação regular de atividades que visam capacitar os alunos a comunicarem de forma eficaz em situações da vida real. Para o efeito, considera-se que a utilização de tarefas práticas, recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem, proporciona aos alunos contextos autênticos, nos quais podem aplicar as suas competências linguísticas de maneira significativa, promovendo o seu envolvimento e motivação. Esta abordagem centrada no aluno, que prioriza a eficácia da comunicação, a aplicação prática das competências linguísticas e a personalização da aprendizagem de acordo com as necessidades individuais dos alunos, encontra-se em consonância com o Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória e com as Aprendizagens Essenciais das disciplinas envolvidas.

Objetivos

1. Refletir sobre o papel do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e das Aprendizagens Essenciais, enquanto documentos orientadores do processo educativo; 2. Promover a utilização de estratégias para o desenvolvimento da compreensão e produção oral e escrita de forma integrada; 3. Contribuir para a implementação de abordagens comunicativas no âmbito das metodologias de ensino das línguas; 4. Promover a utilização de tarefas práticas para o desenvolvimento da aprendizagem da língua, nomeadamente ao nível da produção oral e escrita, valorizando metodologias ativas; 5. Fomentar as dinâmicas de avaliação das aprendizagens, centrando-as na diversidade de instrumentos que permitem um maior conhecimento da eficácia do trabalho realizado.

Conteúdos

- Medidas de política educativa ao nível do currículo nacional - Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais; - Importância da abordagem comunicativa no âmbito das metodologias de ensino das línguas. - Utilização de tarefas práticas para o desenvolvimento da aprendizagem da língua, com especial enfoque na produção oral e escrita; - Análise das Aprendizagens Essenciais das disciplinas cujos grupos de recrutamento estão representados na oficina de formação; - Atividade prática, em pequeno grupo, com vista à aplicação de técnicas de abordagem comunicativa, com recurso a metodologias ativas. - Conceção e planificação de atividades para desenvolvimento de competências de produção oral e escrita, no âmbito da abordagem comunicativa, baseadas em tarefas práticas. - Elaboração dos materiais inerentes às atividades planificadas na sessão anterior. - Natureza e fundamentos da avaliação pedagógica; - Avaliação formativa e avaliação sumativa; - Elaboração de instrumentos de recolha de informação para avaliar o desempenho dos alunos nas atividades planificadas e implementadas.

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.


Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 14-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 21-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
4 04-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
5 18-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 25-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 09-12-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona

INSCREVER-ME

300

Ref. 7-25/26T1 Inscrições abertas até 26-09-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-126505/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 09-10-2025

Fim: 04-12-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária Sá da Bandeira

Formador

Rui Miguel da Rosa Vitória de Brito

Destinatários

Professores do Grupo 550

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 550. 

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

Atualmente, as linguagens de programação desempenham um papel fundamental na nossa sociedade e o Python é uma das linguagens de preferência quer na área empresarial quer na área da educação. Estamos perante novas literacias e do ponto de vista curricular, designadamente nas disciplinas de Matemática e em várias disciplinas de cursos de informática, assistimos a uma crescente valorização do pensamento computacional na resolução de problemas em várias áreas e potencia o desenvolvimento do raciocínio lógico e estruturado. Neste sentido, com este curso de formação pretende-se introduzir a linguagem Python, proporcionando a aquisição de competências nesta linguagem.

Objetivos

1. Introduzir ferramentas de programação Python que facilitam o ensino e a aprendizagem. 2. Descrever o processo de instalação do ambiente Python e utilizar alguns dos seus recursos. 3. Conhecer algumas das características e ferramentas da linguagem de programação Python, incluindo os módulos que mais frequentemente são utilizados. 4. Aplicar as ferramentas da linguagem de programação Python na resolução de problemas, na representação gráfica de funções e figuras geométricas, na representação de números e no tratamento e representação de dados. 5. Refletir sobre o potencial de utilização da linguagem de programação Python no ensino de diferentes tópicos e suas aplicações.

Conteúdos

- Introdução ao tema: Linguagem Python e contextos de aplicação; - Instalação do Python - Estrutura de um programa - Variáveis, expressões e comandos - Estruturas de decisão - Operadores relacionais - Estruturas de repetição - Utilização de módulos de Python - Funções - Listas - Trabalho com fórmulas

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos online de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.


Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Online síncrona
2 16-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 23-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 30-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 20-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 27-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
8 04-12-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Online síncrona

INSCREVER-ME

298

Ref. 4-25/26T1 Inscrições abertas até 26-09-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-124618/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 09-10-2025

Fim: 11-12-2025

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Cristina Maria Junceiro Novo

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110. 

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

As tecnologias digitais assumem um papel cada vez mais importante, pelo que os docentes devem ser capazes de analisar criticamente os recursos digitais existentes. Neste sentido, a DGE promoveu o projeto RED, sendo um dos objetivos contribuir para a capacitação dos professores no uso pedagógico das tecnologias e de recursos educativos digitais. Estes recursos foram concebidos para promover a autonomia dos alunos, acessíveis em computadores, smartphones e tablets. Este curso tem como objetivo capacitar os formadores que darão a conhecer os recursos aos professores, através da realização de oficinas que os incentivem a utilizá-los com os seus alunos, promovam a reflexão sobre o seu uso e sobre as experiências pedagógicas daí decorrentes.

Objetivos

Com este curso de formação, pretendemos: Dar a conhecer aos formadores o Projeto REDs, da DGE, para o 1.º ciclo do ensino básico; Constituir uma equipa de formadores que possam divulgar estes recursos junto dos professores e capacitá-los para a sua utilização com os seus alunos. Levar esses formadores a compreender o conceito de REDs e a sua importância; Promover a reflexão, análise e pertinência na adoção de determinados recursos digitais de acordo com as necessidades pedagógico-didáticas deste nível de ensino. Auxiliar os formadores a criar planos de formação e delinear a respetiva implementação em contextos de formação.

Conteúdos

1.º Módulo: RED 2.º Módulo: Ensinar com tecnologias digitais 3.º Módulo: Apresentação e exploração do Projeto REDs 4.º Módulo: Formar para refletir e criar 5.º Módulo: Preparação da formação a implementar

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.


Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-10-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
2 16-10-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
3 30-10-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 06-11-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
5 20-11-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
6 27-11-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
7 04-12-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
8 11-12-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona

INSCREVER-ME

302

Ref. 5-25/26T1 Inscrições abertas até 26-09-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134482/25

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 36.0 horas (18.0 horas presenciais + 18.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 09-10-2025

Fim: 04-12-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Básica Mem Ramires

Formador

Telma Cristina Martinho Marques

Destinatários

Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. 

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

O trabalho colaborativo de natureza interdisciplinar apresenta-se como uma metodologia fundamental para a implementação de estratégias de ensino eficazes, que promovam as aprendizagens ativas dos alunos. Neste quadro de referência, considera-se que este pode ser implementado nas diversas disciplinas do departamento de ciências sociais e humanas, como são os casos das disciplinas de História e Geografia de Portugal, História, Geografia, Economia, Filosofia e Educação Moral e Religiosa, desde o 5.º ano até ao 12.º ano de escolaridade. As Aprendizagens Essenciais destas disciplinas referem que os alunos devem ser incentivados a trabalhar em grupo, utilizando conhecimentos e competências de diversas disciplinas, incluindo a mobilização de conceitos e vocabulário científico próprio. Deste modo, é necessário desenvolver nos docentes dos Grupos de Recrutamento 200, 290, 400, 410, 420 e 430 a implementação regular de trabalhos práticos de natureza interdisciplinar com os alunos, valorizando também o conhecimento de diferentes realidades territoriais, em diversos contextos temporais. A potenciação da utilização de diferentes ferramentas digitais deve também ser mobilizada, valorizando as aprendizagens ativas pelos alunos, incluindo as capacidades de investigação, de pensamento crítico e de resolução de problemas. Este trabalho colaborativo pode ser implementado numa visão interdisciplinar à luz da autonomia e flexibilidade curricular e avaliação pedagógica espelhadas no DL 55/2018 (cf. artigo 19.º). Esta formação enquadra-se no espírito do preconizado no Despacho 6605-A/2021 e na resolução de Conselho de Ministros n.º 90/2021.

Objetivos

1.Contribuir para o aperfeiçoamento das competências científicas e didáticas dos professores dos GR 200, 290, 400, 410, 420 e 430. 2.Desenvolver as competências necessárias à conceção, elaboração e avaliação de atividades de trabalho colaborativo interdisciplinar, valorizando as aprendizagens ativas dos alunos; 3.Refletir sobre o papel do Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória e das aprendizagens essenciais, enquanto documentos orientadores do processo educativo; 4.Planificar e operacionalizar em sala de aula uma atividade prática com base no trabalho interdisciplinar e colaborativo entre docentes; 5.Planificar, implementar e partilhar instrumentos e materiais cientifico-pedagógicos entre grupos disciplinares complementares, potenciando a utilização de recursos digitais. 6.Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento de técnicas e instrumentos de recolha de informação no âmbito da avaliação pedagógica.

Conteúdos

- Apresentação da Oficina, objetivos e conteúdos; - Medidas de política educativa, ao nível do currículo nacional: DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; - Plano de Recuperação de Aprendizagens 21/23 Escola +; - Importância, objetivos e estratégias do trabalho interdisciplinar colaborativo; - O potencial do trabalho colaborativo ao serviço do desenvolvimento profissional docente. - Aprendizagens Essenciais - Identificação de pontos de cruzamento horizontal entre as Aprendizagens Essenciais das disciplinas. - Elaboração de materiais pedagógicos inerentes ao trabalho de grupo interdisciplinar. - Natureza e fundamentos da avaliação pedagógica; - Avaliação da Oficina, apresentação e partilha dos produtos da formação.

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.


Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 16-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 23-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 20-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 04-12-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona

INSCREVER-ME

317

Não existem ações.

Ref. 3-25/26T1 Em avaliação

Registo de acreditação: 3-25/26 ACD

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 17-09-2025

Fim: 17-09-2025

Regime: Presencial

Local: Convento S. Francisco

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Enquadramento

O seminário procura refletir sobre a importância do bom ambiente escolar para a concretização da missão da escola, para o qual importa motivar professores para que os alunos concretizem as suas aprendizagens.

Objetivos

- Promover o bem-estar docente, reconhecendo a importância da sua saúde mental e satisfação profissional no ambiente escolar; - Incentivar práticas e culturas escolares que priorizem relações humanas saudáveis, contribuindo para professores mais felizes e alunos mais realizados. - Compreender a relação entre o estado emocional e motivacional dos professores e as aprendizagens e a realização dos alunos.

Conteúdos

O Programa do Seminário contempla três comunicações sobre esta temática por três oradores: - Mestre Dominique Ventura; - Doutor Eduardo Sá; - Doutora Manuela Grazina.


Observações

Critérios de Seleção: - Ordem de inscrição dos Professores do município de Santarém

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-09-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial

Ref. 2-25/26T1 Em avaliação

Registo de acreditação: 2-25/26 ACD

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 10-09-2025

Fim: 10-09-2025

Regime: Presencial

Local: Espaço Multiusos de Almeirim

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Enquadramento

O seminário procura refletir sobre os desafios que os professores e as escolas enfrentam, tendo em consideração as oportunidades e ameaças introduzidas pela Inteligência Artificial.

Objetivos

- Possibilitar um espaço de reflexão e debate em torno da Inteligência Artificial; - Refletir sobre as potencialidades e oportunidades da inteligência artificial para as escolas; - Refletir sobre as ameaças da inteligência artificial para as escolas.

Conteúdos

O Programa do Seminário contempla quatro comunicações fundamentais: - Os Novos Desafios da Educação - Educação Plug and Play: Leitura Crítica - Educação como Destino na Era da Inteligência Artificial - Um Novo Amanhã.


Observações

Critérios de Seleção: - Ordem de inscrição dos Professores do município de Almeirim

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-09-2025 (Quarta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 10-09-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

Ref. 1-25/26T1 Concluída

Registo de acreditação: 1-25/26 ACD

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 4.0 horas

Início: 04-09-2025

Fim: 04-09-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Superior de Saúde de Santarém

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Enquadramento

A proteção e promoção dos direitos das crianças e jovens é uma responsabilidade coletiva que deve envolver os esforços de todas as entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude (ECMIJ). As crianças e jovens pertencentes às comunidades LGBTIA+ e às comunidades ciganas enfrentam frequentemente múltiplas formas de discriminação e exclusão social, o que pode contribuir para o aumento da vulnerabilidade, afetando o seu bem-estar, desenvolvimento integral e o exercício pleno dos seus direitos. É essencial que os profissionais que lidam com crianças e jovem estejam preparados para reconhecer sinais de discriminação, preconceito ou exclusão, bem como, intervir de forma ética, informada e respeitadora da diversidade, assente numa compreensão crítica dos contextos socioculturais e das vivências específicas destas populações.

Objetivos

• Possibilitar um espaço de reflexão e debate em torno da intervenção das entidades com competência em matéria de infância e juventude e respostas sociais existentes no concelho; • Reforçar que a proteção das crianças e jovens é uma responsabilidade de todos, tendo por base a perspetiva do sistema de governação integrada; • Sensibilizar e formar os profissionais sobre as especificidades das realidades vividas por crianças e jovens LGBTIA+ e das comunidades ciganas; • Promover a reflexão sobre preconceitos e estereótipos que influenciam práticas educativas e institucionais; • Dotar os participantes de ferramentas para uma intervenção pedagógica e socioeducativa mais inclusiva, promotora de direitos e da não discriminação; • Contribuir para a construção de ambientes escolares seguros, acolhedores e promotores de equidade, prevenindo situações de risco e reforçando os fatores de proteção.

Conteúdos

• A escola e a integração de crianças migrantes e ciganos. • A intervenção das entidades com competência em matéria de infância e juventude – O papel da escola. • A escola e a integração de Crianças e jovens LGBTI+.


Observações

Critérios de seleção: 1. Ordem de inscrição dos Professores dos Agrupamentos de escolas do concelho de Santarém 2. Ordem de inscrição dos Professores de outros Agrupamentos de escolas associados ao CFLT 3. Ordem de inscrição de outros docentes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-09-2025 (Quinta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial