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EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO turma T2

Apresentação

As mudanças que se vão operando na sociedade requerem capacidades variadas e adequadas a todos os indivíduos e cabe especialmente à Escola o papel de criar condições para que essas se revelem e se desenvolvam. As atividades realizadas na dimensão artística proporcionam o desenvolvimento da sensibilidade estética, mas também o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e moral. Por isso, proporcionar atividades ligadas a uma verdadeira Educação Artística, com o conhecimento de diferentes universos visuais, com a análise, reflexão, fruição, experimentação e criação de novas narrativas expressivas, origina o interesse por novas descobertas, que trarão novas formas de olhar e conhecer o mundo. A arte que se produz atualmente apresenta características particularmente apelativas para as crianças/alunos, pois estão mais próximas do seu tempo e espaço e utilizam uma multiplicidade de materiais e processos de criação que promovem junto dos espetadores/fruidores impactos e reflexões sobre o mundo e o papel do Homem na sociedade. Ciente que a Arte Contemporânea é pouco explorada na educação pré-escolar e no 1ºciclo do ensino básico e que origina um campo vasto para uma multiplicidade de desafios inovadores e bastante envolventes, esta ação de formação visa, sobretudo, a criação de territórios onde as formandas possam contactar com novas manifestações artísticas, com novas formas de ver e fruir a arte, de modo a ampliarem o seu conhecimento, a refletirem sobre as suas potencialidades educativas e a operacionalizarem atividades refletidas junto das crianças/alunos.

Destinatários

Professores dos Grupos 100, 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110.

Objetivos

1- Promover a Educação Artística/Artes Visuais- nas práticas pedagógicas, numa perspetiva de desenvolvimento de competências expressivas, artísticas e culturais e tendo como referência as Orientações Curriculares para a Educação Pré –Escolar e as Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos para o 1º ciclo. 2- Sensibilizar para a reinvenção e dinamismo contínuo das formandas/os nas suas práticas pedagógicas no âmbito da Educação Artística. 3- Abrir caminhos para a análise e crítica de visões originais na Arte Contemporânea e as suas possibilidades pedagógicas. 4- Promover a produção e avaliação de recursos didáticos que promovam o trabalho expressivo, artístico e cultural. 5- Partilhar e refletir sobre as atividades desenvolvidas durante o curso, numa perspetiva de aperfeiçoamento das práticas educativas. 6- Favorecer práticas pedagógicas alicerçadas e fundamentadas numa ótica de continuidade entre a Educação Pré-Escolar e o 1º ciclo do Ensino Básico.

Conteúdos

- Apresentação da ação, da formadora e formandas/os - Como trabalhar as Artes Visuais com as crianças/adultos- desconstrução e reconstrução de estratégias. - Análise e discussão sobre as competências a desenvolver nas crianças/alunos no âmbito das Artes Visuais. - Apresentação de artistas e de linguagens contemporâneas nas Artes Visuais- fotografia, arte urbana, land-art, arte-digital, arte bruta e instalação. - Divulgação de exemplos de boas práticas de Educação Artística desenvolvidas em Jardins-de-infância e Escolas do 1º ciclo - Criação de projetos artístico-culturais a partir de Obras/linguagens artísticas. - Criação de um portfólio de artistas e obras artísticas ou outras manifestações artístico-culturais das diferentes linguagens apresentadas. - Perspetivas de práticas educativas no âmbito da Arte Contemporânea a partir da seleção de uma(s) obra dos portfolios. -Apresentação e discussão -Avaliação da ação.

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) - Questionário de Impacto (geralmente 2 a 3 meses após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.

Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição

Formador

Rosa Maria Anunciação Montez

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-01-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
2 16-01-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
3 23-01-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 06-02-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 20-02-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 27-02-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
7 28-02-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online assíncrona
8 12-03-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 09-01-2024
Fim: 14-03-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-115446/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Jardim de Infância do Choupal