209

Seminário de Santarém: Comunicação e Storytelling em Educação turma T1

Apresentação

A comunicação e o Storytelling têm vindo a assumir uma importância crescente no campo da educação, a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível ao conectar-se com o leitor no nível emocional Com efeito, o storytelling é uma técnica que utiliza a estrutura narrativa de uma história para transmitir uma mensagem, o que pode ter um elevado potencial pedagógico nas aprendizagens dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

O seminário tem como objetivo central abordar a interação, utilizando o storytelling como um recurso pedagógico com elevado potencial no processo de ensino e de aprendizagem. Pretende-se ainda motivar a comunidade educativa para a importância da comunicação e da interação nas escolas, bem como do storytelling na motivação dos alunos para a aprendizagem.

Conteúdos

- A importância da comunicação nas escolas - O Storytelling enquanto ferramenta pedagógica - A importância de contar histórias nas escolas

Observações

Critérios de Seleção: - Ordem de inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 02-10-2024
Fim: 02-10-2024
Acreditação: 2-24/25 ACD
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Convento de S. Francisco