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Aprendizagens Ativas e Ferramentas Digitais: Contributos para a Promoção da Flexibilidade Curricular, Inovação e Avaliação Pedagógica turma T3

Apresentação

As tecnologias evoluem muito rapidamente. Conhecer ferramentas inovadoras, e aliá-las ao ensino, é uma mais-valia pois permite trabalhar com os alunos sob novas perspetivas pedagógicas de forma mais eficaz e dinâmica. Acreditamos que estamos a entrar na 4ª Revolução Industrial, onde as, tecnologias emergentes, como é o caso da Inteligência Artificial, vão alterar a essência do modo como trabalhamos e interagimos uns com os outros. E, um grande desafio para a Educação é saber como treinar as nossas crianças e jovens a nível psicológico e prático, para conseguirem lidar com uma mudança que é, ao mesmo tempo, incerta e contínua. Uma das competências mais importantes de que as nossas crianças e jovens irão necessitar é a de aprender a aprender. Aprender a ser criativo, a adaptar-se, a encontrar e a explorar problemas significativos que mereçam ser resolvidos. As Tecnologias Emergentes poderão apoiar os professores e os alunos no desenvolvimento de conceitos importantes que estão subjacentes aos documentos de referência sobre "Autonomia e Flexibilidade Curricular", "Educação Inclusiva", "Aprendizagens Essenciais", Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória", bem como ir ao encontro dos princípios e fundamentos da avaliação pedagógica/ avaliação para as aprendizagens.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário.

Objetivos

- Conhecer a origem das metodologias ativas e a pirâmide de aprendizagem de Glasser; - Refletir sobre as potencialidades e desafios das metodologias e estratégias que promovem a aprendizagem ativa; - Desenhar cenários de aprendizagem ativa, com recurso a ferramentas digitais; - Desenvolver estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula;; - Adotar práticas pedagógicas que permitam uma pedagogia verdadeiramente diferenciada. - Conhecer o impacto das tecnologias emergentes, como a realidade virtual, a realidade aumentada e a inteligência artificial; - Explorar alguns cenários de ensino e de aprendizagem com aplicação das tecnologias emergentes; - Refletir sobre as mais-valias e desafios que o uso de tecnologias digitais na avaliação coloca a professores e alunos; - Explorar ferramentas digitais que apoiam a disponibilização de feedback para aos alunos, numa lógica de valorização da avaliação formativa.

Conteúdos

Módulo 0 - Apresentação Módulo 1 - Metodologias e estratégias de aprendizagem ativa Módulo 2 - Tecnologias Emergentes Módulo 3 - Estratégias de avaliação pedagógica Módulo 4 - Balanço da Formação.

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos online de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.

Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição

Formador

Maria Antónia da Silva Raposo Teixeira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-01-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 19:30 1:00 Online assíncrona
2 14-01-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
3 21-01-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
4 22-01-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
5 04-02-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
6 11-02-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
7 12-02-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
8 18-02-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
9 25-02-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
10 11-03-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
11 12-03-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
12 18-03-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
Início: 13-01-2025
Fim: 18-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC- 120569/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Marquesa de Alorna