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A Importância da Expressão Física e Motora na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo turma T1

Apresentação

Apesar dos seus benefícios serem sobejamente conhecidos e do seu caráter obrigatório, a Educação Física (EDF) não é lecionada de acordo com as orientações contidas nas aprendizagens essenciais /orientações para o pré escolar (domínio da educação Física) com os efeitos nefastos que daí ocorrem. Ao fazer parte do currículo, de todos os alunos, a sua não lecionação ou lecionação parcial de algumas matérias provoca danos irremediáveis para os alunos comprometendo a sua formação integral, eclética, com as resultantes implicações negativas ao longo do seu percurso escolar. Concomitantemente a formação inicial da maioria destes professores, de modo geral, não lhes proporcionou conhecimentos sólidos que lhes permitam transmitir, com segurança, as competências motoras fundamentais patentes nas aprendizagens essenciais e nas orientações programáticas para o pré escolar, domínio da Educação Física. o que se tem vindo a constatar pela análise dos resultados das provas de aferição. Acresce as más condições para a prática da EDF e a escassez dos materiais de muitas escolas Acrescem os contributos únicos da Educação Física, enquanto ensino para a aprendizagem das outras áreas do currículo indo ao encontro da própria filosofia de ensino globalizante presente nestes níveis de ensino, da articulação horizontal e vertical e do PASEO. Pelos factos mencionados consideramos fundamental a concretização desta ação de formação.

Destinatários

Professores dos Grupos 100 e 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. 

Objetivos

- Aprofundar os conhecimentos sobre as características das aprendizagens essenciais. - Compreender a especificidade das propostas de atividades dirigidas às crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo. - Analisar as características da natureza das atividades a propor, dos materiais e espaços - Incitar contextos para os formandos atuarem, com eficácia, ao nível da Educação Física, tendo em conta as necessidades e características dos alunos e variáveis externas - Fomentar a articulação horizontal e vertical com o objetivo de facilitar a aprendizagem das outras áreas do currículo.

Conteúdos

- Legislação em Vigor - Planeamento de uma aula Educação Física - Formas organização uma aula Educação Física - Aprendizagens essenciais EF 1º CEB e orientações curriculares do Pré-Escolar no domínio da Educação Física - Provas de aferição - Articulação vertical e horizontal - Trabalho de grupo - Ensino Eficaz em Educação física - Características das atividades e dos materiais - Aspetos didáticos aulas Educação física - Metodologias de intervenção com crianças (1º ciclo ou pré escolar) no contexto laboral de cada formando

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.

Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição

Formador

Maria Manuela Silvério Candeias

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 22-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 29-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 31-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
5 09-11-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
6 16-11-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
7 19-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online assíncrona
8 03-12-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 15-10-2024
Fim: 03-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125133/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Sá da Bandeira