A Importância da Expressão Física e Motora na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo turma T1
Apresentação
Apesar dos seus benefícios serem sobejamente conhecidos e do seu caráter obrigatório, a Educação Física (EDF) não é lecionada de acordo com as orientações contidas nas aprendizagens essenciais /orientações para o pré escolar (domínio da educação Física) com os efeitos nefastos que daí ocorrem. Ao fazer parte do currículo, de todos os alunos, a sua não lecionação ou lecionação parcial de algumas matérias provoca danos irremediáveis para os alunos comprometendo a sua formação integral, eclética, com as resultantes implicações negativas ao longo do seu percurso escolar. Concomitantemente a formação inicial da maioria destes professores, de modo geral, não lhes proporcionou conhecimentos sólidos que lhes permitam transmitir, com segurança, as competências motoras fundamentais patentes nas aprendizagens essenciais e nas orientações programáticas para o pré escolar, domínio da Educação Física. o que se tem vindo a constatar pela análise dos resultados das provas de aferição. Acresce as más condições para a prática da EDF e a escassez dos materiais de muitas escolas Acrescem os contributos únicos da Educação Física, enquanto ensino para a aprendizagem das outras áreas do currículo indo ao encontro da própria filosofia de ensino globalizante presente nestes níveis de ensino, da articulação horizontal e vertical e do PASEO. Pelos factos mencionados consideramos fundamental a concretização desta ação de formação.
Destinatários
Professores dos Grupos 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.
Objetivos
- Aprofundar os conhecimentos sobre as características das aprendizagens essenciais. - Compreender a especificidade das propostas de atividades dirigidas às crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo. - Analisar as características da natureza das atividades a propor, dos materiais e espaços - Incitar contextos para os formandos atuarem, com eficácia, ao nível da Educação Física, tendo em conta as necessidades e características dos alunos e variáveis externas - Fomentar a articulação horizontal e vertical com o objetivo de facilitar a aprendizagem das outras áreas do currículo.
Conteúdos
- Legislação em Vigor - Planeamento de uma aula Educação Física - Formas organização uma aula Educação Física - Aprendizagens essenciais EF 1º CEB e orientações curriculares do Pré-Escolar no domínio da Educação Física - Provas de aferição - Articulação vertical e horizontal - Trabalho de grupo - Ensino Eficaz em Educação física - Características das atividades e dos materiais - Aspetos didáticos aulas Educação física - Metodologias de intervenção com crianças (1º ciclo ou pré escolar) no contexto laboral de cada formando
Avaliação
Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.
Observações
Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição
Formador
Maria Manuela Silvério Candeias
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 22-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 09-11-2024 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 16-11-2024 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online assíncrona |
8 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |