Trabalho Interdisciplinar nas Línguas: Potencialização do Trabalho Colaborativo turma T1
Apresentação
O trabalho colaborativo de natureza interdisciplinar apresenta-se como uma metodologia fundamental para a implementação de estratégias de ensino eficazes, que promovam as aprendizagens ativas dos alunos. Neste quadro de referência, considera-se que este pode ser implementado nas diversas disciplinas do departamento de línguas, como são os casos das disciplinas de Português, Inglês, Francês, Espanhol e Alemão, desde o 5.º até ao 12.º ano de escolaridade. As Aprendizagens Essenciais destas disciplinas referem que os alunos devem ser incentivados a trabalhar em grupo, utilizando conhecimentos e competências de diversas disciplinas, incluindo a mobilização de conceitos e vocabulário científico próprio. Deste modo, é necessário desenvolver nos docentes dos Grupos de Recrutamento 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350 a implementação regular de trabalhos práticos de natureza interdisciplinar com os alunos, valorizando também o conhecimento das especificidades das várias línguas. A potenciação da utilização de diferentes ferramentas digitais deve também ser mobilizada, valorizando as aprendizagens ativas pelos alunos, incluindo as capacidades de investigação e de pensamento crítico. Este trabalho colaborativo pode ser implementado numa visão interdisciplinar à luz da autonomia e flexibilidade curricular e avaliação pedagógica espelhadas no DL 55/2018 (cf. artigo 19.º). Esta formação enquadra-se no espírito do preconizado no Despacho 6605-A/2021 e na resolução de Conselho de Ministros n.º 90/2021.
Destinatários
Professores dos Grupos 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350.
Objetivos
1.Contribuir para o aperfeiçoamento das competências científicas e didáticas dos professores dos GR 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350. 2.Desenvolver as competências necessárias à conceção, elaboração e avaliação de atividades de trabalho colaborativo interdisciplinar, valorizando as aprendizagens ativas dos alunos. 3.Refletir sobre o papel do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e das Aprendizagens Essenciais, enquanto documentos orientadores do processo educativo. 4.Planificar e operacionalizar em sala de aula uma atividade prática com base no trabalho interdisciplinar e colaborativo entre docentes. 5.Planificar, implementar e partilhar instrumentos e materiais cientifico-pedagógicos entre grupos disciplinares complementares, potenciando a utilização de recursos digitais. 6.Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento de técnicas e instrumentos de recolha de informação no âmbito da avaliação pedagógica.
Conteúdos
- Apresentação da Oficina, objetivos e conteúdos; - Medidas de política educativa, ao nível do currículo nacional: DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; - Plano de Recuperação de Aprendizagens 21/23 Escola +; - Importância, objetivos e estratégias do trabalho interdisciplinar colaborativo; - O potencial do trabalho colaborativo ao serviço do desenvolvimento profissional docente. - Aprendizagens Essenciais - Identificação de pontos de cruzamento horizontal entre as Aprendizagens Essenciais das disciplinas. - Elaboração de materiais pedagógicos inerentes ao trabalho de grupo interdisciplinar. - Natureza e fundamentos da avaliação pedagógica; - Avaliação da Oficina, apresentação e partilha dos produtos da formação.
Avaliação
Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos online de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.
Observações
Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição
Formador
Virgínia Maria Ramos Carrondo Mena Esteves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-10-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 21-10-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 28-10-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 11-11-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 18-11-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 02-12-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |