
Audição Musical Participada: Uma estratégia participada Musical em Sala de Aula turma T1
Apresentação
Os Concertos Sinfónicos Participados, visando a formação de públicos para a música erudita, são per si um trabalho de formação em formato espetáculo, devido ao envolvimento que promovem pelo trabalho preparatório que exigem em sala de aula e que se concretiza na sala de espetáculos. Neste âmbito esta ação visa a partilha, a reflexão e simulação de processos e estratégias de trabalho para as crianças da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico no domínio da Sensibilização para a Música Erudita e ainda pretende sensibilizar os profissionais da educação para a importância de proporcionar aos seus alunos a experiência da música ao vivo, através do exemplo da atividade da Orquestra Sinfónica de Lisboa no domínio da música de câmara dentro do espaço-escola, esperando que a formação permita a consciencialização da importância destas vivências na idade certa.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores de Música/Ensino Artístico;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores de Música/Ensino Artístico;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Apresentar formas de estruturação de estratégias de trabalho nos vértices da audição, interpretação e criação, como pontos-chave para uma educação musical plena, a pretexto da exploração dos repertórios propostos. - Garantir uma apropriação dos impactos da Audição Musical Ativa e Participada no âmbito do desenvolvimento de competências para a compreensão musical da criança. - Partilhar ferramentas de trabalho consistentes para a exploração da obra proposta e para a construção autónoma de abordagens paralelas.
Conteúdos
- Foco Musical Portugal e o Serviço Educativo da ORQUESTRA SINFÓNICA DE LISBOA: contextos e políticas pedagógicas. - A Audição Musical Ativa (AMA) e Participada (AMP) como estratégia prioritária de aculturação. - A Orquestra: o que é uma orquestra e como se organiza? - Propostas para trabalho prático específico para utilização em sala de aula.
Observações
Critérios de Seleção: - Ordem de inscrição
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |