Comunicação e Produtos de Apoio na Promoção da Educação Inclusiva turma T1
Apresentação
No contexto da escola atual, a OCDE incentiva a repensar a escola numa perspetiva de mudança, de modo a garantir uma educação inclusiva, de qualidade e para todos e, a sua efetiva participação, através de abordagens inovadoras, tendo em conta os valores e os princípios da cidadania. Neste sentido, são várias as tecnologias educativas disponíveis, no entanto, haverá sempre alunos para quem estas não são suficientes. Assim, se é importante capacitar os docentes para a utilização de tecnologias educativas, esta capacitação é fundamental para os docentes do grupo de educação especial, de forma a promover uma maior eficácia no trabalho com os alunos para quem as tecnologias de apoio são imprescindíveis. Da mesma, a sua formação especializada nem sempre contemplou conteúdos relacionados com estes produtos de apoio, que previnem, compensam, atenuam ou neutralizam a limitação funcional ou de participação em ambiente escolar e que constituem uma necessidade que decorre do estabelecido nas disposições legais. Sendo a Comunicação da maior importância no desenvolvimento do ser humano e, desempenhando a linguagem um papel imprescindível a nível do desenvolvimento intelectual, emocional, social, como suporte da interação e regulador do comportamento, torna-se fundamental o conhecimento e domínio destas metodologias e tecnologias de apoio com a introdução da Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Destinatários
Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores da Educação Especial;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores da Educação Especial;.
Objetivos
1. Contribuir para a melhoria do acompanhamento dos alunos com necessidades educativas específicas, por parte dos docentes da educação especial, numa perspetiva de inclusão. 2. Conhecer e compreender o que são produtos de apoio específicos e as suas funcionalidades básicas na área da Comunicação/Comunicação Aumentativa e Alternativa. 3. Conceber materiais ou atividades que mobilizem produtos de apoio para compensar, atenuar ou neutralizar a limitação funcional ou de participação de alunos, promovendo a sua inclusão.
Conteúdos
- Apresentação; - Recursos organizacionais específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão; - Comunicação e Linguagem – Pressupostos básicos do desenvolvimento por analogia com o desenvolvimento de situações atípicas. - Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. - Comunicar sem palavras - Comunicar apenas com desenhos/pictogramas – Atividade prática. - Equipamentos para a Comunicação Aumentativa e Alternativa; - Software livre para a Comunicação Aumentativa e Alternativa; - Software comercial para a Comunicação Aumentativa e Alternativa; - Utilização de dispositivos móveis; - Apresentação, partilha e avaliação dos trabalhos desenvolvidos ao longo da ação.
Avaliação
Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.
Observações
Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de inscrição
Formador
Maria Filomena Cachado Rodrigues
José Augusto Duarte Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 22-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |