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Autonomia e Flexibilidade Curricular - O Desafio da Diversificação de Processos e Instrumentos de Recolha de Informação na Avaliação Pedagógica turma T2

Apresentação

As medidas de política educativa consignadas no DL n.º 55/2018, assumiram centralidade nas escolas, na vida profissional dos professores e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória assumiu o seu papel na vida escolar dos alunos. Estas políticas educativas a par com o DL 54/2018, que retrata a inclusão de todos na escola, são o ponto de partida para a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, assim como a avaliação pedagógica das e para as aprendizagens tem um papel fundamental na regulação do ensino e da aprendizagem. A ação que se pretende desenvolver, procura contribuir para que a formação dos atores educativos se desenvolva nestes pressupostos, valorizando a flexibilidade, a autonomia, a inclusão e a avaliação pedagógica.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

- Refletir acerca do DL 55/2018 e DL 54/2018, no que diz respeito à avaliação pedagógica, autonomia e flexibilidade curricular e inclusão; - Refletir sobre o papel do Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória enquanto documento orientador do processo Educativo; - Refletir sobre o papel das Aprendizagens Essenciais como referencial de base às decisões tomadas pela escola relativas à adequação e contextualização nas várias dimensões do desenvolvimento curricular; - Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo, integrando um trabalho que favoreça a gestão flexível do currículo; - Valorizar as dinâmicas de avaliação das aprendizagens, centrando-as na diversidade de instrumentos que permitem não só um maior conhecimento da eficácia do trabalho realizado pelo professor, como também consigam dar um feedback de qualidade ao aluno.

Conteúdos

- Medidas de política educativa, ao nível do currículo nacional: DL n.º 55/2018, DL n.º54/2018, o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória, a avaliação pedagógica como processo regulador do ensino e da aprendizagem. Relações entre o Currículo, a Pedagogia e a Avaliação - Conceitos estruturantes da avaliação pedagógica tais como avaliação formativa, avaliação sumativa, feedback, critério, indicador ou descritor, autoavaliação, avaliação entre pares, avaliação holística, avaliação analítica, processos de recolha de informação e processos de classificação. - Métodos e técnicas de e para a avaliação das aprendizagens no contexto do trabalho colaborativo. - Conceção de materiais, processos e estratégias que integrem os conceitos e ideias da avaliação pedagógica e que suscitem a sua utilização nas práticas pedagógicas. - Elaboração de materiais diversificados para a avaliação sumativa com a possibilidade de integração de ferramentas digitais. Planificação de uma prática pedagógica na qual se apliquem os materiais elaborados nas Sessões anteriores em sala de aula. - Apresentação dos materiais e dos processos planificados de avaliação. - Apresentação e partilha dos produtos da formação e apresentação dos resultados da execução da planificação das práticas pedagógicas em sala de aula. - Avaliação final da formação.

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.

Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de inscrição

Formador

Maria Alexandra das Neves Forte

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-01-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 20-01-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 03-02-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 10-02-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 24-02-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 10-03-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
7 24-03-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
Início: 13-01-2025
Fim: 24-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-125447/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 40 h
Local: Escola Secundária Sá da Bandeira