Literacia Mediática turma T1
Apresentação
A Resolução do Conselho de Ministros n.º 142/2023 enquadra a implementação do Plano Nacional de Literacia Mediática (PMLM), considerando que a literacia mediática (LM) é hoje um alicerce estrutural no cumprimento das tarefas fundamentais do Estado consagradas na Constituição, designadamente a defesa da democracia política, o incentivo à participação democrática dos cidadãos na resolução dos problemas nacionais, a promoção do bem-estar, da qualidade de vida do povo e da igualdade, bem como a efetivação dos direitos económicos, sociais, culturais e ambientais, mediante a modernização das estruturas económicas e sociais e a proteção e valorização do património cultural do povo português. Acresce que a promoção da literacia constitui uma meta dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 (ODS), com a qual Portugal está totalmente alinhado e comprometido. Em particular com a meta 4.6 do ODS 4 («Educação de qualidade»). A implementação do PMLM considera que a formação contínua dos professores é essencial para atualizar os seus conhecimentos científicos e didáticos, para promover a reflexão crítica sobre as suas práticas, e para favorecer a integração de recursos diversificados e adequados às necessidades e aos interesses dos alunos, considerando ainda que a leitura é uma competência fundamental para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional dos alunos, bem como para o seu sucesso escolar e futuro profissional e que o ensino da leitura requer um conhecimento aprofundado das características da língua, dos processos cognitivos e metalinguísticos envolvidos na aprendizagem, das dificuldades e dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos, e das práticas pedagógicas mais eficazes e inovadoras.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.
Objetivos
- Promover o desenvolvimento de competências de Literacia Mediática na educação; - Incorporar a Literacia Mediática no processo de aprendizagem de forma eficiente, eficaz e transdisciplinar; - Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica da Literacia Mediática em contexto educativo; - Debater os problemas e perigos da desinformação online e como a identificar; - Equipar os formadores com práticas de Literacia Mediática inovadoras e replicáveis; - Capacitar os formadores com conhecimento atualizado, no âmbito do Plano Nacional de Literacia Mediática; - Criar atividades para ajudar os alunos a refletir sobre o papel dos media no quotidiano e a tornarem-se consumidores digitais responsáveis e críticos.
Conteúdos
- Plano Nacional de Literacia Mediática. - Práticas de Leituras e reflexões dos documentos estruturantes. - Estruturar o e-portefólio de LM. - Práticas de Leituras e reflexões dos documentos estruturantes. - Criação Exploração de recursos pedagógicos do âmbito da LM. - Integração pedagógica da LM: exploração de planos de aula. - Produzir um recurso didático (jogo, vídeo, jornal, podcast). - A transversalidade da Literacia Mediática nas escolas em contexto de Inteligência Artificial (IA) e o ensino da LM. - Dos media tradicionais aos digitais. - Levantamento dos recursos existentes na escola a utilizar em projetos de LM (criação de uma ficha para levantamento); Curso básico Literacia para a Inteligência Artificial; - Avaliação e Partilha dos trabalhos dos formandos. - Concluir o e-portfólio de LM e redação de reflexão crítica; Integração pedagógica; Ensinar e aprender com os media sociais; LM: Competências essenciais para era digital.
Avaliação
Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.
Observações
Critérios de seleção: - Indicação pelo Diretor - Ordem de inscrição
Formador
Lina Maria Marques Duarte
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 14-02-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online assíncrona |
3 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 28-02-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Online assíncrona |
5 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 07-03-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Online assíncrona |
7 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 21-03-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Online assíncrona |
9 | 03-04-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
10 | 04-04-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online assíncrona |
11 | 24-04-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
12 | 28-04-2025 (Segunda-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Online assíncrona |
13 | 08-05-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |