246

Gestão de Conflitos em Sala de Aula turma T1

Apresentação

Os conflitos e a indisciplina na escola revelam-se uma preocupação crescente nas últimas décadas nas comunidades educativas. A preocupação com este tema assenta na globalização do fenómeno e nas implicações que o mesmo assume na ação dos diversos agentes da comunidade educativa. Estes comportamentos prejudicam as condições da aprendizagem, a dinâmica do ensino e o relacionamento interpessoal de todos os envolvidos, é fundamental que os profissionais de educação desenvolvam competências humanas e técnicas para melhor desempenharem as suas funções. Não sendo de fácil resolução pela sua complexidade, existe a necessidade de os encarar de forma sistémica e holística, uma vez que os seus fatores são múltiplos, designadamente de ordem social, institucional, familiar, individual. Pretende-se que através de conhecimentos, técnicas e estratégias de ação saibam antever, prevenir, compreender e reagir a situações de conflito/indisciplina e que consigam, deste modo, aumentar o seu bem-estar na gestão da sala de aula.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

1. Propiciar conceitos e as teorias fundamentais inerentes à indisciplina e à gestão de conflitos; 2. Dotar os participantes de conhecimentos sobre os estádios de desenvolvimento dos grupos que promovam estratégias para um melhor e mais rápido desenvolvimento da relação com os grupos/turma; 3. Possibilitar a utilização da inteligência emocional como meio de prevenir/resolver situações de indisciplina; 4. Facilitar uma nova abordagem aos conflitos; 5. Dotar os participantes de modelos e instrumentos de resolução de conflitos; 6. Possibilitar o desenvolvimento de competências de atuação como facilitadores da prevenção de indisciplina e conflitos.

Conteúdos

- Apresentação da ação dos formandos e da formadora; Conceitos fundamentais inerentes à indisciplina na sala de aula; - Conceitos fundamentais sobre o Desenvolvimento dos Grupos/Equipas - Inteligência emocional: Auto-conhecimento e empatia - Inteligência emocional: Comunicação/Assertividade e Relações interpessoais - Abordagens diferenciadas dos conflitos - Modelos e estratégias de resolução e/ou prevenção dos conflitos - Síntese Global e Avaliação da Formação

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.

Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de inscrição

Formador

Susana Gabriela da Silva Maria

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-01-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 23-01-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 06-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 13-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 20-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 27-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 13-03-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
Início: 16-01-2025
Fim: 13-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC- 120768/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 20 h
Local: Escola Secundária Marquesa de Alorna