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Avaliação Interna de Planos de Escola: Contributos para a Melhoria da Qualidade do Serviço Educativo turma T1

Apresentação

Os agrupamentos de escolas têm vindo a desenvolver diversos planos e projetos no âmbito da operacionalização dos Decreto-Lei n.º 54/2018 e 55/2018, da Portaria nº 306/2021, que permitem às escolas a possibilidade de fazer uma gestão flexível do currículo. Do mesmo modo, as escolas têm promovido a realização de diferentes documentos estruturantes e orientadores da sua atividade, tais como o projeto educativo, os projetos curriculares, os planos de inovação, os planos de melhoria, planos de ação de desenvolvimento digital, entre outros. Neste contexto, a promoção da avaliação interna (autoavaliação), a monitorização e avaliação de planos de escolas constitui um aspeto central da atividade das escolas, numa procura de melhoria da prestação do serviço educativo e do apoio à tomada de decisão. Uma das principais metodologias de desenvolvimento consiste na implementação do Modelo CAF (Commom Assessment Framwork- Estrutura Comum de Avaliação), que complementa e reforça as metodologias de autoavaliação das escolas, favorecendo o reconhecimento público do esforço de melhoria contínua das escolas. Para o ensino profissional, é incontornável a referência ao quadro EQAVET, estruturante na monitorização e adequação do ensino profissional às necessidades locais. Esta ação de formação surge neste quadro de referência, destinada primeiramente às lideranças de topo e intermédias das escolas, mas também aos professores em geral, de modo a promover uma cultura colaborativa de autoavaliação e de contribuir para a melhoria e eficácia do trabalho produzido pelas suas escolas.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

1. Promover a reflexão sobre os processos de autoavaliação da escola. 2. Promover competências que permitam orientar os processos de monitorização e de avaliação, no quadro de uma avaliação para a qualidade. 3. Promover o entendimento do ciclo da melhoria contínua (PDCA) e dos Princípios de Excelência para a educação; 4. Divulgar aos formandos os modelos de qualidade mais referidos: Avaliação Externa de Escolas (AEE), Modelo CAF Educação e EQAVET. 5. Capacitar os formandos para a definição de metas e indicadores de avaliação estratégicos; 6. Conceber e operacionalizar instrumentos de monitorização e avaliação planos estratégicos de escola como o projeto educativo (PE), plano de ação para o desenvolvimento digital da escola (PADDE), plano anual de atividades (PAA), plano de ações de melhoria (PAM). 7. Consolidar processos de trabalho colaborativo nas escolas.

Conteúdos

Apresentação de modelos comummente usados - Autorregulação das escolas: a evolução da gestão da qualidade em Portugal - O modelo da AEE - O modelo CAF Educação - O quadro de referência EQAVET Objetivos, metas e indicadores - A importância do ciclo PDCA nos processos de qualidade - Objetivos, metas e indicadores: definições, exemplos e questões práticas - Estruturar a recolha de evidências para a monitorização - Reflexão sobre as áreas de monitorização fundamental nas escolas: sucesso escolar, inclusão, 17 ODS, políticas de comunicação, uso da tecnologia, recuperação das aprendizagens, níveis de satisfação - Construção de instrumentos de registo para a monitorização e avaliação de planos de escola - Elaboração de um documento orientador para a implementação de uma metodologia integrada de monitorização e avaliação de planos de escola

Metodologias

A formação assenta numa metodologia de cariz construtivista, com o objetivo de estimular a interação entre formadores e participantes e concentrar os formandos em práticas reflexivas, que favoreçam a promoção de trabalho colaborativo no domínio da monitorização e avaliação de planos de escola. As tarefas a realizar na formação decorrem nas sessões on-line, síncronas e assíncronas, durante as quais os formandos têm que analisar documentos, planear e conceber instrumentos de monitorização e avaliação de planos de escola. No final, será elaborado um produto final, a revisão de um dos documentos/ planos estratégicos de escola (ou a proposta de um novo) traduzindo a operacionalização dos instrumentos e materiais efetuados, que serão objeto de apresentação na última sessão.

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos online de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.

Observações

Critérios de Seleção: - Indicação pelo Diretor - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de inscrição

Formador

Hugo Renato Peres Caldeira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-01-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 14-01-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 21-01-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 04-02-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 05-02-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
6 18-02-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 19-02-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Online assíncrona
8 11-03-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 07-01-2025
Fim: 11-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127245/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: e-learning