O Ensino da Patinagem em Contexto Escolar turma T1
Apresentação
Sendo a patinagem matéria de ensino e constar no programa nacional ao nível de Educação Física e também tendo em conta a existência de provas de aferição nesta modalidade, pretende-se com esta formação, proporcionar aos professores conhecimentos atualizados no processo de ensino, orientando a ação tecno-didática, numa lógica de formação contínua, elevando a qualidade do ensino nesta modalidade.
Destinatários
Professores dos Grupos 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.
Objetivos
1. Dominar a metodologia de ensino da patinagem na escola 2. Permitir aos formandos a aquisição, atualização e consolidação de novas competências na área da patinagem 3. Permitir aos formandos a aquisição de competências base na utilização de patins e/ou patins de rodas paralelas 4. Sugerir aos formandos formas de organização e gestão de uma aula de patinagem de acordo com o nível dos alunos 5. Sugerir aos formandos adaptações metodológicas tendo em conta o local de prática da sua escola
Conteúdos
- Regras de segurança, calçar os patins e primeiros exercícios de adaptação aos patins. - Exercícios de aprendizagem do ato de patinar. Jogos lúdicos. - Revisão da sessão anterior. Exercícios de aprendizagem das habilidades básicas para o equilíbrio e domínio dos patins. Jogos lúdicos - Aprendizagem de novas habilidades de acordo com a evolução de cada formando. Jogos lúdicos - Aplicação da metodologia entre pares. - Avaliação da prática com um percurso de destreza. - Apresentação dos conteúdos abordados em todas as sessões, com a caraterização e aspetos críticos dos exercícios e das etapas de evolução do patinador.
Metodologias
Os conteúdos teóricos serão transmitidos através de exposição / projeção em formato de texto, em powerpoint e em formato video. As propostas metedológicas serão estimulados através da experiência prática por parte dos fomandos para facilitar a aquisição e apreensão das principais competências. Na penúltima sessão será efetuada uma revisão prática geral de todos os conteúdos abordados em todas as sessões. Na última sessão, será efetuada a avaliação prática com a execução de um percurso de destreza com as habilidades apresentadas nas sessões práticas, bem como a avaliação teórica, com os conteúdos apresentados nas sessões teóricas e práticas. Nesta última sessão será efetuada ainda uma avaliação dos formandos em relação à intervenção do formador.
Avaliação
Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos online de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.
Observações
Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição
Formador
Lívio João Cardoso de Medeiros
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 22-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |