GERIR, INCLUIR E ENSINAR ALUNOS MIGRANTES DE PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA turma T1
Apresentação
Equacionar o novo contexto escolar, que se altera e redefine progressivamente devido à intensificação dos fluxos migratórios, é crucial para promover uma escola que valorize a inclusão, equidade e acolhimento da diversidade e que queira promover o sucesso educativo pleno dos seus alunos. Assim, face ao aumento significativo de alunos migrantes de PLNM no contexto escolar, é necessário refletir sobre esta nova realidade, sobre os desafios diários que os docentes enfrentam nas suas turmas cada vez mais heterogéneas e dotá-los de ferramentas e meios que os capacitem a ensinar todos os alunos de acordo com as suas especificidades. Face a estes pressupostos, a finalidade deste curso de formação é promover a análise crítica do fenómeno da inclusão de alunos migrantes de PLNM nas salas de aula, sendo necessário abordar conceitos tais como a inclusão, o ensino do Português como Língua Não Materna, bem como a gestão da heterogeneidade no seio das turmas do ensino básico. Partindo do que se encontra preconizado no Despacho nº2044/2022, assim como no documento Inclusão de Alunos Migrantes em Meio Educativo, pretende-se dotar os participantes de estratégias práticas de inclusão e ensino que os levem a otimizar a gestão das turmas que integram alunos migrantes de PLNM.
Destinatários
Professores do Grupo 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110.
Objetivos
1. Analisar documentação de referência no âmbito do ensino do PLNM: o Despacho nº2044/2022, o Guia de Inclusão de Alunos Migrantes em Meio Educativo, o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e o Portefólio Europeu de Línguas (PEL). 2. Abordar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais. 3. Refletir acerca da educação intercultural e da dualidade comunicação-inclusão de alunos migrantes de PLNM. 4. Tomar consciência dos processos envolvidos na aprendizagem do PLNM, refletindo acerca de modos de atuação pedagógicos e didáticos no âmbito do PLNM. 5. Analisar situações concretas de ensino/aprendizagem de PLNM, bem como do ensino transversal do Português noutras disciplinas do currículo, promovendo a troca de experiências. 6. Construir um dossiê pedagógico-didático com base no trabalho desenvolvido, em que se condensem exemplos de estratégias de ensino e de inclusão dos alunos migrantes de PLNM.
Conteúdos
- A evolução do ensino de PLNM em Portugal: - Abordagem reflexiva a documentação de referência: Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais, o Despacho nº2044/2022 e o Guia de Inclusão de Alunos Migrantes em Meio Educativo: - O portefólio digital do formando. - O processo de acolhimento dos alunos migrantes de PLNM nas turmas de ensino regular; - A etapa diagnóstica - instrumentos de avaliação; - Abordagem aos perfis sócio-linguísticos dos alunos e ao Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). - Análise SWOT dos contextos educativos em que os formandos lecionam; - Os processos de aprendizagem do PLNM - a imersão cultural e linguística; - A importância da educação intercultural no ensino da língua; - A importância da comunicação oral. - Aprendizagem transversal do Português nas diversas disciplinas do currículo: contributos pessoais; - Abordagem à flexibilização curricular e à diferenciação pedagógica no contexto de turmas com perfis linguísticos heterogéneas; - Análise do Portefólio Europeu de Línguas (PEL); - A aprendizagem do PLNM - estratégias de ensino da oralidade e da escrita; - Cenários de aprendizagem (na ótica do aluno e na ótica do professor); - Trabalho prático: construção de cenários de aprendizagem em turmas heterogéneas; - Abordagem a ferramentas digitais no ensino do PLNM; - Estratégias de ensino e avaliação nas turmas que integram alunos migrantes de PLNM; - Trabalho prático: produção e partilha de materiais. - A gestão das turmas que integram alunos migrantes de PLNM: Trabalhos de grupo. - Apresentação e partilha dos produtos da formação; - Avaliação da ação de formação.
Avaliação
Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.
Observações
Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de inscrição
Formador
Manuela Conceição Farinha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Online síncrona |
2 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 25-03-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 01-04-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 22-04-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 29-04-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 13-05-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Online síncrona |