Gerir, incluir e ensinar alunos migrantes de Português Língua Não Materna turma T1
Apresentação
Equacionar o novo contexto escolar, que se altera e redefine progressivamente devido à intensificação dos fluxos migratórios, é crucial para promover uma escola que valorize a inclusão, equidade e acolhimento da diversidade e que queira promover o sucesso educativo pleno dos seus alunos. Assim, face ao aumento significativo de alunos migrantes de PLNM no contexto escolar, é necessário refletir sobre esta nova realidade, sobre os desafios diários que os docentes enfrentam nas suas turmas cada vez mais heterogéneas e dotá-los de ferramentas e meios que os capacitem a ensinar todos os alunos de acordo com as suas especificidades. Face a estes pressupostos, a finalidade deste curso de formação é promover a análise crítica do fenómeno da inclusão de alunos migrantes de PLNM nas salas de aula, sendo necessário abordar conceitos tais como a inclusão, o ensino do Português como Língua Não Materna, bem como a gestão da heterogeneidade no seio das turmas do ensino básico. Partindo do que se encontra preconizado no Despacho nº2044/2022, assim como no documento Inclusão de Alunos Migrantes em Meio Educativo, pretende-se dotar os participantes de estratégias práticas de inclusão e ensino que os levem a otimizar a gestão das turmas que integram alunos migrantes de PLNM.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo;.
Objetivos
1. Analisar documentação de referência no âmbito do ensino do PLNM: o Despacho nº2044/2022, o Guia de Inclusão de Alunos Migrantes em Meio Educativo, o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e o Portefólio Europeu de Línguas (PEL). 2. Abordar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais. 3. Refletir acerca da educação intercultural e da dualidade comunicação-inclusão de alunos migrantes de PLNM. 4. Tomar consciência dos processos envolvidos na aprendizagem do PLNM, refletindo acerca de modos de atuação pedagógicos e didáticos no âmbito do PLNM. 5. Analisar situações concretas de ensino/aprendizagem de PLNM, bem como do ensino transversal do Português noutras disciplinas do currículo, promovendo a troca de experiências. 6. Construir um dossiê pedagógico-didático com base no trabalho desenvolvido, em que se condensem exemplos de estratégias de ensino e de inclusão dos alunos migrantes de PLNM.
Conteúdos
- A evolução do ensino de PLNM em Portugal: - Abordagem reflexiva a documentação de referência: Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais, o Despacho nº2044/2022 e o Guia de Inclusão de Alunos Migrantes em Meio Educativo: - O portefólio digital do formando. - O processo de acolhimento dos alunos migrantes de PLNM nas turmas de ensino regular; - A etapa diagnóstica - instrumentos de avaliação; - Abordagem aos perfis sócio-linguísticos dos alunos e ao Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). - Análise SWOT dos contextos educativos em que os formandos lecionam; - Os processos de aprendizagem do PLNM - a imersão cultural e linguística; - A importância da educação intercultural no ensino da língua; - A importância da comunicação oral. - Aprendizagem transversal do Português nas diversas disciplinas do currículo: contributos pessoais; - Abordagem à flexibilização curricular e à diferenciação pedagógica no contexto de turmas com perfis linguísticos heterogéneas; - Análise do Portefólio Europeu de Línguas (PEL); - A aprendizagem do PLNM - estratégias de ensino da oralidade e da escrita; - Cenários de aprendizagem (na ótica do aluno e na ótica do professor); - Trabalho prático: construção de cenários de aprendizagem em turmas heterogéneas; - Abordagem a ferramentas digitais no ensino do PLNM; - Estratégias de ensino e avaliação nas turmas que integram alunos migrantes de PLNM; - Trabalho prático: produção e partilha de materiais. - A gestão das turmas que integram alunos migrantes de PLNM: Trabalhos de grupo. - Apresentação e partilha dos produtos da formação; - Avaliação da ação de formação.
Avaliação
Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos on line de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.
Observações
Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de inscrição
Formador
Manuela Conceição Farinha
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 15-01-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
| 2 | 22-01-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 3 | 05-02-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 12-02-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 5 | 26-02-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 6 | 05-03-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 7 | 12-03-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 8 | 26-03-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |