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Modelação e Impressão 3D: Potenciação de uma ferramenta de aprendizagem educativa turma T1

Apresentação

No contexto dos LED, a introdução de impressoras 3D representa uma oportunidade única de enriquecer as experiências educativas, permitindo aos alunos realizar atividades práticas e criativas como: - Criar objetos físicos a partir de ideias concretas; - Explorar conceitos de design e modelação tridimensional; - Desenvolver projetos interdisciplinares; - Aplicar conceitos teóricos de forma tangível, manipulando variáveis, experimentando soluções e analisando resultados. Atualmente estão instaladas impressoras 3D em diversas escolas do ensino básico e secundário, reforçando a transição digital na educação. A sua utilização, no âmbito dos LED, permite criar ambientes multifacetados de aprendizagem que promovem o uso de tecnologias, associando-as a diversas áreas do currículo, bem como de atividades extra-curriculares, mas com um elevado potencial educativo. Neste contexto, concebemos esta formação para apresentar e explorar práticas pedagógicas que integram a tecnologia de impressão 3D, apoiando as escolas na sua aplicação em sala de aula para diversos ciclos de ensino, áreas curriculares e disciplinas, numa perspetiva de integração vertical e horizontal do currículo.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

- Promover as competências digitais dos docentes, o saber-fazer, o espírito de iniciativa, a criatividade e o empreendedorismo. - Motivar os docentes e, consequentemente, os alunos para a criação de projetos inovadores. - Fomentar o desenvolvimento de competências no âmbito do planeamento, investigação, desenvolvimento e apresentação de projetos. - Capacitar os docentes para a utilização pedagógica de tecnologias inovadoras, como a modelação 3D e impressão 3D. - Promover a utilização de metodologias ativas e motivadoras, com base em recursos e materiais inovadores. - Promover o respeito pelas regras de segurança, direitos de propriedade intelectual e legal. - Olhar o processo ensino aprendizagem como contínuo e diversificado, tanto em metodologias quanto em ferramentas. - Compreender que as ferramentas digitais podem constituir-se como elementos de elevado valor no desenvolvimento dos processos de ensino, aprendizagem.

Conteúdos

- Impressão 3D e o potencial da tecnologia para transformar as práticas educativas; - A abordagem destes conteúdos será concretizada de acordo com a seguinte planificação:

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos online de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.

Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição - Indicação pelo Diretor

Formador

Susana Paula da Conceição Silva Coelho Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-02-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
2 02-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 09-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 16-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 17-03-2026 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
6 13-04-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 14-04-2026 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
8 27-04-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
Início: 23-02-2026
Fim: 27-04-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-135463/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: EB/S José Relvas