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Cenários de Aprendizagem de Artes e Multimédia numa abordagem multidisciplinar de integração curricular turma T5

Apresentação

Uma das componentes dos LED, inclui recursos essenciais para utilização na área das Artes e Multimédia, visando o desenvolvimento da criatividade e de competências digitais e tecnológicas dos alunos nesta área. Esta formação permite que os docentes se familiarizem com equipamentos como: Câmaras fotográficas e de vídeo, kits de iluminação, mesas de mistura e controladores de streaming, mesas digitalizadoras e equipamento de teleponto, entre outros, utilizando-os para criar cenários de aprendizagem interdisciplinares que alinham as áreas disciplinares do currículo do ensino básico com as competências do século XXI, como a resolução de problemas, o pensamento crítico, colaboração e criatividade. Além das áreas de Artes e Multimédia, a formação incentiva a aplicação dos dispositivos tecnológicos em disciplinas como Português, História, Geografia, Educação Visual, Música, entre outras, criando uma abordagem integradora e inclusiva. A prática pedagógica centrada nestas tecnologias permite um ensino mais ativo e contextualizado, alinhado com os objetivos do Plano de Ação para a Transição Digital e com os laboratórios LED.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

1. Desenvolver estratégias de gestão curricular que fomentem a intencionalidade pedagógica e a adequação ao perfil dos alunos, 2. Promover uma aprendizagem significativa e contextualizada, através de projetos práticos e interdisciplinares que envolvam diversas áreas disciplinares, como Matemática, Ciências Naturais, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Português, Educação Visual, História, Música, línguas estrangeiras, entre outras. 3. Capacitar os professores para desenhar, implementar e avaliar cenários de aprendizagem alinhados com o Plano de Transformação Digital e as aprendizagens essenciais, respondendo às necessidades específicas dos alunos do ensino básico e secundário. 4. Compreender a importância de potenciar a utilização dos espaços de aprendizagem flexíveis quando se pensa, implementa e avalia a ação educativa.

Conteúdos

Módulo 1: Introdução ao uso de Equipamentos em contextos associados às Artes e Multimédia, numa perspetiva de integração curricular; Módulo 2: Estética, Design e produção de Conteúdos Multimédia e sua difusão (representação fotográfica, fonográfica, cinematográfica, videográfica e cibernética); Módulo 3: Edição e Pós-Produção de Áudio e Vídeo; Módulo 4: Planeamento de Cenários Interdisciplinares de Aprendizagem com ligação a diversas áreas disciplinares; Módulo 5: Avaliação, Partilha e Reflexão Final.

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos online de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.

Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição - Indicação pelo Diretor

Formador

Gonçalo Cortez Simões Tavares Pereira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Presencial
2 21-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 28-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 04-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
6 18-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 20-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
8 02-12-2025 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Presencial
Início: 14-10-2025
Fim: 02-12-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135699/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Sá da Bandeira