III Encontro da CPCJ de Santarém – Conhecer para Proteger: Menos Nós, Mais Laços turma T1
Apresentação
A proteção e promoção dos direitos das crianças e jovens é uma responsabilidade coletiva que deve envolver os esforços de todas as entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude (ECMIJ). As crianças e jovens pertencentes às comunidades LGBTIA+ e às comunidades ciganas enfrentam frequentemente múltiplas formas de discriminação e exclusão social, o que pode contribuir para o aumento da vulnerabilidade, afetando o seu bem-estar, desenvolvimento integral e o exercício pleno dos seus direitos. É essencial que os profissionais que lidam com crianças e jovem estejam preparados para reconhecer sinais de discriminação, preconceito ou exclusão, bem como, intervir de forma ética, informada e respeitadora da diversidade, assente numa compreensão crítica dos contextos socioculturais e das vivências específicas destas populações.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Possibilitar um espaço de reflexão e debate em torno da intervenção das entidades com competência em matéria de infância e juventude e respostas sociais existentes no concelho; • Reforçar que a proteção das crianças e jovens é uma responsabilidade de todos, tendo por base a perspetiva do sistema de governação integrada; • Sensibilizar e formar os profissionais sobre as especificidades das realidades vividas por crianças e jovens LGBTIA+ e das comunidades ciganas; • Promover a reflexão sobre preconceitos e estereótipos que influenciam práticas educativas e institucionais; • Dotar os participantes de ferramentas para uma intervenção pedagógica e socioeducativa mais inclusiva, promotora de direitos e da não discriminação; • Contribuir para a construção de ambientes escolares seguros, acolhedores e promotores de equidade, prevenindo situações de risco e reforçando os fatores de proteção.
Conteúdos
• A escola e a integração de crianças migrantes e ciganos. • A intervenção das entidades com competência em matéria de infância e juventude – O papel da escola. • A escola e a integração de Crianças e jovens LGBTI+.
Observações
Critérios de seleção: 1. Ordem de inscrição dos Professores dos Agrupamentos de escolas do concelho de Santarém 2. Ordem de inscrição dos Professores de outros Agrupamentos de escolas associados ao CFLT 3. Ordem de inscrição de outros docentes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-09-2025 (Quinta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |