321

A Importância do Bem-Estar e da Saúde Mental dos Docentes na Melhoria da Prestação da qualidade do Serviço Educativo turma T1

Apresentação

O bem-estar/saúde psicológica é um dos objetivos principais do ser humano, caracterizado pela necessidade de se sentir psicologicamente bem (Thomson et al., 2018). Sendo definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um estado de bem-estar mental que permite que as pessoas lidem com o stress da vida, tenham consciência das suas habilidades, aprendam e trabalhem bem e contribuam para sua comunidade (OMS, 2022). A profissão docente é desafiante e de alto stress, sendo o burnout um fenómeno frequente (Aloe et al., 2014). Estes problemas são provocados, por exemplo, pela carga horária excessiva, pela precariedade e instabilidade profissional e pela falta de motivação e interesse dos alunos (Gu et al., 2020), entre outros motivos. O bem-estar profissional do professor é a “avaliação positiva de vários aspetos do seu trabalho, incluindo os aspetos afetivos, motivacionais, comportamentais, cognitivos e as dimensões psicossomáticas” (Van Horn et al., 2004, p. 366). O ensino é desafiante e estudos comprovam que os professores têm frequentemente uma pior saúde psicológica do que profissionais de outras áreas (McLean et al., 2017). Assim, a promoção do bem-estar e da saúde mental dos professores, são essenciais, tornando-se premente o desenvolvimento de ações que contribuam para a prevenção, intervenção e tratamento no âmbito da saúde psicológica.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e da Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

- Identificar as características de um ambiente de trabalho saudável nas escolas; - Desenvolver conhecimentos sobre os riscos psicossociais dos docentes; - Reconhecer sinais de alerta sobre a ausência de saúde mental dos professores; - Aplicar estratégias que promovam o bem-estar e a saúde mental dos professores.

Conteúdos

- Conceitos fundamentais: bem-estar psicológico e saúde mental dos docentes - Consequências da ausência de bem-estar dos docentes - Os Riscos psicossociais e sua avaliação na profissão docente - Transtornos mentais mais frequentes associados ao trabalho da docência: depressão, ansiedade, stress e Burnout - Fatores que contribuem para o mau estar e para os problemas de saúde mental dos docentes - O bem estar docente e a sua relação com o perfil do desempenho do professor - Elementos chave que contribuem para o bem-estar do trabalho docente - Condições Facilitadoras do bem-estar docente: A Organização; As Relações Interpessoais e O Desenvolvimento Pessoal e de Carreira - Promoção da saúde mental e de um ambiente de trabalho saudável na organização escola - Promoção da saúde mental e de um ambiente de trabalho saudável na atividade letiva e na sala de aula - Início da atividade prática: elaboração de um guia na escola para a definição de boas práticas e para a promoção da saúde mental dos docentes na organização escola - Conclusão da atividade prática da sessão anterior - Atividade prática: organização e gestão das atividades em sala de aula que promovem o relacionamento interpessoal, a melhoria do ambiente de trabalho e o bem-estar de docentes - Sistematização de estratégias de gestão e de promoção do bem-estar docente no contexto da organização escola e das atividades em sala de aula - Definição de um plano de intervenção sustentado em processos de resolução de problemas e de promoção da assertividade em diversos contextos escolares

Avaliação

Os formandos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: - Empenho: 15% - Participação: 15% - Domínio de Conteúdos: 20% - Qualidade do Trabalho: 30% - Relatório Final: 20% De acordo com o Despacho nº 4595/2015, a escala de classificação é a seguinte: Excelente - de 9 a 10 valores Muito Bom - de 8 a 8,9 valores Bom - de 6,5 a 7, 9 valores Regular - de 5 a 6,4 valores Insuficiente - de 1 a 4,9 valores A emissão do certificado depende da verificação cumulativa dos seguintes elementos: 1. Preenchimento e submissão dos inquéritos online de avaliação do processo formativo, referentes à ação frequentada: - Questionário Inicial (antes do início da formação) - Questionário Final (imediatamente após a conclusão da formação) 2. Entrega de Relatório Final e eventual trabalho (incluindo na componente de trabalho autónomo no caso das oficinas de formação) em conformidade com instruções do respetivo formador; 3. Frequência de pelo menos 2/3 das sessões presenciais e on-line da ação de formação; 4. Avaliação positiva atribuída pelo formador.

Observações

Critérios de Seleção: - Proximidade de mudança de escalão - Ordem de Inscrição

Formador

Susana Gabriela da Silva Maria

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 23-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 30-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 11-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 20-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 27-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 04-12-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
Início: 16-10-2025
Fim: 04-12-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135545/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 20 h
Local: Escola Básica Mem Ramires